Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Mobilidade Acadêmica

O que é mobilidade acadêmica?

É o processo, via Convênio Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), que possibilita ao estudante matriculado em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) cursar disciplinas em outra e, após a conclusão dos estudos, ter a emissão de atestado de comprovante de estudos (Histórico escolar) para registro em sua instituição de origem.

A Mobilidade Acadêmica não é transferência de Instituição nem de curso. Após o período letivo na instituição receptora, o(a) estudante deve retornar à sua Instituição de origem.

Atenção!

Em nenhum dos casos o aluno poderá colar grau na UFC. A colação de grau do(a) estudante sempre ocorrerá na universidade de origem.

Quem pode participar?

O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. A relação de instituições participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica está disponível no site da Andifes.

Sou aluno de outra IFES e quero cursar disciplinas na UFC. Como proceder?

O estudante deve procurar o setor responsável por mobilidade acadêmica em sua IFES de origem e se informar sobre seus prazos e procedimentos. A IFES encaminhará para a UFC a autorização, constando disciplinas e semestres pleiteados, junto com o histórico do aluno. É importante destacar que essa documentação deve chegar à UFC até a data estipulada pelo Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica, ou seja, até 31 de maio e até 31 de outubro de cada ano para os semestres letivos subsequentes.

Caso a minha IFES de origem me autorize a cursar disciplinas na UFC, o que devo fazer?

Após a resposta da UFC ao pedido da IFES de origem, o estudante com pedido deferido receberá, através de email enviado pela Divisão de Seleção e Matrícula, as orientações sobre o procedimento de matrícula.

Qual é a documentação exigida?

Os alunos do programa de mobilidade acadêmica devem apresentar cópias legíveis de documento de identidade e CPF, além de originais do histórico escolar e autorização da IFES de origem para cursar disciplinas na UFC através do programa.

Nesse caso, por quanto tempo posso cursar disciplinas na UFC?

A mobilidade via Convênio ANDIFES possibilita que o(a) estudante realize estudos na instituição receptora por até 2 (dois) semestres letivo. Em caráter excepcional, a critério da instituição receptora, poderá haver renovação por até mais 1 (um) semestre letivo. A prorrogação da mobilidade não é automática.

É importante ressaltar que o aluno não poderá perder seu vínculo com a IFES de origem, sob o amparo do vínculo temporário previsto no convênio.

Quando é aberto o período de inscrições?

O período de inscrições é definido pelo programa Andifes, ou seja, até 31 de maio e até 31 de outubro de cada ano para os semestres letivos subsequentes.

Aluno em mobilidade acadêmica na UFC pode pegar emprestado material nas bibliotecas da Universidade?

Entre em contato com a Biblioteca Universitária.

Sou aluno da UFC e desejo cursar disciplinas em outras IES

O estudante da UFC pode solicitar a mobilidade acadêmica a qualquer tempo, mas deve buscar informações junto à IFES de seu interesse sobre seus prazos e procedimentos. Em posse das informações buscar a coordenação do curso na UFC para que esta encaminhe solicitação e documentação necessária para a Prograd.

É possível a mobilidade acadêmica entre a UFC e instituições no exterior.

Sim, nesse caso o estudante deve procurar orientação junto à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, que poderá informar sobre os tipos de modalidade acadêmica internacional.

Sou estudante da UFC em programa de mobilidade acadêmica em outra IFES. Preciso fazer matrícula?

Não. O aluno em mobilidade tem seu vínculo alterado para “em mobilidade acadêmica” pela própria Prograd, não sendo necessária a realização de nenhum procedimento pelo discente. Somente será necessária a matrícula normalmente no semestre de retorno.

Links para maiores informações:

No portal da ANDIFES, poderá ser encontrado o Termo de Convênio com as normas de mobilidade acadêmica, bem como a relação das IFES signatárias.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo