Palestra de Cipriano Luckesi marca abertura do VIII EPD

Data de publicação: 6 de novembro de 2014. Categoria: Notícias

O VIII Encontro de Práticas Docentes (EPD) teve início hoje (6) pela manhã com palestra do Prof. Cipriano Luckesi, sobre “o educador como adulto na relação pedagógica”. Veja como foi a apresentação.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e docente aposentado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cipriano Luckesi é um dos nomes de referência em avaliação da aprendizagem escolar, com mais de uma dezena de livros publicados. Sua palestra aconteceu às 9h da manhã de hoje, no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Antes do início da palestra, a mesa de abertura foi composta pela coordenadora do EPD, Profa. Rosimar Machado; pela coordenadora institucional do PIBIB/UFC, Profa. Carmensita Passos; pela diretora do Centro de Ciências, Profa. Simone Borges, e pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio de Almeida.

Todos falaram ao público sobre a importância da realização do evento para o desenvolvimento da atividade docente: “Nós precisamos contaminar a Universidade com a prática docente”, afirmou o Prof. Custódio de Almeida.

A palestra do Prof. Luckesi destacou a importância do papel do docente como mediador da prática pedagógica: “O educador, que já atravessou o processo de aquisição do conhecimento, (…) irá introduzir o aluno em uma cultura já estabelecida (da física, da matemática, da arte etc.). Ele irá mostrar as formas de adentrar nessa cultura por ele mesmo já ter passado por essa experiência”.

A criatividade dos estudantes também foi mencionada, só sendo esta possível, segundo o palestrante, após a ação do docente: “Quando eu ensino, eu introduzo uma cultura existente, (…) e, a partir do que eu ensino, o aluno vai poder criar algo novo, nós não temos como saber o que vai ser, mas será algo de novo para aquela cultura”.

Para ele, o educador desempenha o papel do adulto da relação pedagógica porque, além de já ter adquirido o conhecimento que irá transmitir aos alunos, realiza a prática do ensino, que não se limita à ação de dar aula: “Dar aula é realizar uma fala, é muito diferente de ensinar, quando eu ensino eu trago um conteúdo novo (…) e eu o exercito até que esse conteúdo seja interiorizado”.

O palestrante conclui a fala destacando a necessidade de silenciar memórias passadas e ligações ancestrais durante o exercício docência: “O educador deve olhar para a situação da forma que ela se apresenta naquele momento, deve olhar para o aluno e enxergar quem ele é”, afirmou ao se referir às memórias individuais que podem interferir na prática docente.

EVENTOS – O VIII EPD prossegue até amanhã (7), no Centro de Convivência da UFC, também no Campus do Pici. Serão apresentados 178 trabalhos, entre pôsteres, apresentações orais e experiências em arte-educação. Simultaneamente, acontecerá também o Seminário Institucional de Iniciação à Docência, que se concentra na apresentação de trabalhados desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFC.

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: 85 3366 9219