CASa divulga sua programação para maio

Data de publicação: 11 de maio de 2015. Categoria: Notícias

A CASa, programa de formação docente da UFC, divulga sua agenda para o mês de maio. Entre as atividades, está o Seminário Pedagógico deste semestre, que recebe o Prof. Luciano Meira, da UFPE.

O Prof. Luciano Meira, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),abordará o tema “Aprendizagem e experiências inovadoras de ensino”. O docente é também bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq e colaborador da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), um projeto de inovação baseado em tecnologias educacionais lúdicas. O evento acontecerá nesta quinta-feira (14), às 14h, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Já a primeira edição de maio do Diálogos CASa UFC será nesta terça-feira (12), às 14h30min, na sala de seminários da Prograd, no Campus do Pici. O tema abordado será o “Sistema Nacional de Pós-Graduação: o que é e como participar” pela Profa. Thelma Leite, do Departamento de Enfermagem da UFC e pesquisadora do CNPq.

Também nesta terça-feira, a partir de 19h30min, haverá mais uma edição da CASa de Artes, no Theatro José de Alencar, com o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, que apresenta seu segundo espetáculo, “Agô Tambor”, inspirado em ritmos da cultura africana e seus desdobramentos nas manifestações da cultura popular brasileira. O enredo traz nos toques do agogô – instrumento tradicional da música yorubá africana – as principais sonoridades arranjadas musicalmente nos ritmos como Kpatsa, Sikyi, Congada e Samba-reggae.

Já o evento da CASa de Ciência ocorrerá no dia 20 (quarta-feira) e trará o relato da experiência vivida pelo Prof. Armênio Aguiar dos Santos, docente da Faculdade de Medicina, no Curso de Férias em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica do Prof. Luiz Capelo. O evento terá início às 14h na sala de seminários da Prograd, no Campus do Pici.

No dia seguinte (21), também na sala de seminários Prograd, acontecerá mais uma edição do Espaço Temático, com a palestra “Conhecendo a escrita de sinais”, do Prof. Rundesth Saboia Nobre, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente do Departamento de Letras/Libras da UFC.

Encerrando a programação da CASa para maio, a segunda edição do Diálogos CASa UFC será no dia 27 de maio (quarta-feira), com o Prof. Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica. Ele falará sobre a articulação entre pós-graduação e graduação, apresentando o Programa de Orientação e Operacionalização da Pós-Graduação da UFC (Propag). O evento tem início às 10h na sala de seminários da Prograd, no Campus do Pici.

A palestra do Prof. Audísio substitui a apresentação do Prof. Hosiberto Batista de Sant’ana, docente do Departamento de Engenharia Química e coordenador do Programa de Cooperação Franco-Brasileira para a Formação de Engenheiros – Programa CAPES/BRAFITEC na UFC. Essa atividade será reagendada para junho.

SOBRAL – Haverá atividades também em Sobral. A CASa realiza, nesta terça-feira (12), às 16h, na sala 1 do Bloco Mucambinho, Mesa Redonda sobre as práticas pedagógicas do PIBID Música e PIBID Diversidade na UFC, com a participação dos professores João Emanuel, docente do curso de Música em Sobral e coordenador do subprojeto PIBID Música da UFC/Sobral, e Denise do Nascimento, professora do curso de Psicologia em Sobral e coordenadora dos projetos Laboratório de Estudos das Desigualdades (LADES) e PIBID Diversidade.

No dia seguinte (13), às 14h na Biblioteca da UFC em Sobral, acontece o Espaço Temático, que apresentará duas palestras: a primeira, do Prof. Carlos Roger Sales da Ponte, com o tema “Diálogos na varanda: uma reflexão sobre o ethos da relação professor-estudante”, e a segunda com os professores Jon Anderson Machado Cavalcante e Deborah Christina Antunes, sobre “Quem é o alienista hoje? Uma narrativa de abertura à experiência formativa e interdisciplinaridade em Teorias e Práticas em Psicologia Social I e Fundamentos metodológicos das ciências humanas”.

Para conferir a programação completa em detalhes e se inscrever nas atividades, basta acessar o site da CASa: www.casa.ufc.br.

Fonte: Divisão de Formação Docente (CASa) – fone: 85 3366 9218