Conheça os integrantes da nova gestão da PROGRAD para o período 2023-2027

Data de publicação: 23 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

Conheça os integrantes da nova gestão da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará para o período 2023-2027:

PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO – DAVI ROMERO DE VASCONCELOS

É graduado em Ciência da Computação pela UFC (2000), possui mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ – 2003) e doutorado também pela PUC-RJ.

É professor associado da UFC. Foi tutor do PET do Curso de Sistemas de Informação. Foi coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UFC (2007-2009) em Quixadá; coordenador de Programas Acadêmicos e vice-diretor do Campus da UFC em Quixadá (2009-2011); e diretor do Campus da UFC em Quixadá (2011-2019).

Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em teoria da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: verificação de modelos, lógicas para jogos, lógica modal de primeira ordem e teoria dos jogos. Atualmente coordena o Programa de Governo Digital do Estado do Ceará.

PRÓ-REITOR ADJUNTO DE GRADUAÇÃO – HERMÓGENES DAVID DE OLIVEIRA

Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – Hermógenes David de Oliveira

Possui Graduação (2002) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização (2004) e Mestrado (2005) em Ciências Fisiológicas também pela UECE e Doutorado (2009) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará.

É professor associado da UFC. Integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFC orientando estudantes de mestrado, doutorado e atuando, também, na supervisão de pós-doutorado. Atualmente é um dos pesquisadores do Laboratório de Química Medicinal do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – NPDM da UFC onde desenvolve pesquisas na área de Aplicações biotecnológicas de proteínas de plantas na saúde humana e indústria

Tem proficiência no isolamento, caracterização bioquímica e atividades biológicas de proteínas vegetais, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Proteínas terapêuticas de plantas, Química de Proteínas Vegetais, Enzimologia básica e aplicada.

Assessoria de Legislação do Ensino – Carlos César Osório de Melo

Possui graduação em Direito (2019) e Especialização em Direito e Processo Penal pela Universidade de Fortaleza (2023).

É servidor técnico-administrativo da UFC. Desde 2019 ocupa o cargo de assessor de Legislação do Ensino da Pró-Reitoria de Graduação. Anteriormente atuou na Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD.

Coordenadoria de Acompanhamento Discente – Josy Kelly Abreu Bezerra Moura

Possui graduação em Pedagogia (2004) e Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC (2012). É doutoranda em Educação também pela UFC.

Atualmente é técnica em assuntos educacionais da UFC. Desde 2013 exerce a função de diretora da Divisão de Orientação e Acompanhamento Discente da Coordenadoria de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência, gestão e políticas públicas da Educação Superior.

Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular – Gretha Leite Maia de Messias

Possui Graduação (1995), Mestrado (2001) e Doutorado (2013) em Direito pela UFC.

Professora adjunta da Faculdade de Direito da UFC, lotada no Departamento de Direito Processual. Professora credenciada no programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da UFC. Pesquisadora do Projeto Cientista-chefe da Cultura (FUNCAP) desde julho de 2021. Entre agosto de 2015 e agosto de 2019 ocupou o cargo de assessora de Legislação do Ensino da Pró-reitoria de Graduação da UFC.

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Democracia e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Democracia e Direito, Direitos Humanos e direitos fundamentais, Poder Judiciário e movimentos sociais, ensino jurídico, estudos de gênero e Direito e Literatura.

Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003).

É professora titular da UFC. Atuou como vice-diretora (2007-2011) e diretora (2012-2019) da Faculdade de Educação (FACED).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de ensino-aprendizagem, avaliação, alfabetização, educação infantil e formação de professores.

Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – Júlio Francisco Barros Neto

Possui Graduação (1990) e Especialização (1991) em Estatística pela UFC, Mestrado (1995) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente é professor associado da UFC. Ocupa a chefia do Departamento de Estatística de Matemática Aplicada (DEMA/CC/UFC) durante o biênio 2021-2023. É também desde novembro de 2022 conselheiro do CONSUNI – Conselho Universitário, eleito representante dos docentes da classe de associado. Foi coordenador do curso de Estatística da UFC (2001-2005) e do curso de Matemática Industrial (2012-2016). Também atuou como diretor da Divisão de Pesquisa e Formação Inicial e Continuada de Docente (DPFICD) da CPAD da Pró-Reitoria de Graduação da UFC (2005-2007). Exerceu a função de Tutor do Pet do Curso de Estatística (2009-2020).

Atua na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional, particularmente com aplicações em Transportes.