Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

PIBID/UFC inscreve para cadastro de reserva de supervisores e bolsistas de iniciação à docência

Data da publicação: 27 de agosto de 2024 Categoria: Notícias de 2024 Tags: , , , ,

Logo do PIBIDÚltima atualização em 3 de setembro de 2024 – Estão abertas seleções para cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal do Ceará. Serão selecionados professores de educação básica e estudantes de diversos cursos de licenciatura. As inscrições devem ser realizadas, via formulário eletrônico específico, até o dia 5 de setembro (prorrogado via ofício circular).

O PIBID faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica.

Desenvolvido por Instituições de Ensino Superior (IES) em parceria com escolas públicas, o programa envolve a realização de atividades didático-pedagógicas por bolsistas, sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola parceira. Isso permite que os estudantes tenham uma experiência prática na educação básica e no ensino, contribuindo para o aprimoramento de sua formação.

PROFESSORES SUPERVISORES – Será formado cadastro de reserva de professores supervisores para 20 subprojetos em diversos componentes curriculares/cursos: Alfabetização, Biologia, Ciências Sociais, Dança, Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Interdisciplinar (Ciências Biológicas, Pedagogia, Música e Matemática), Letras Libras, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Música, Pedagogia, Química e Teatro.

Para participar da seleção, é necessário ter, no mínimo, dois anos de experiência no magistério na educação básica, possuir licenciatura e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto. Entre as atribuições dos professores, estão elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e com o coordenador de área, as atividades dos discentes, bem como participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela CAPES e pela IES.

A seleção é regida pelo Edital PIBID/UFC nº 01/2024. O documento informa os demais pré-requisitos, documentos exigidos e procedimentos para inscrição.

Formulário de Inscrição – Seleção para Professor Supervisor (CR)

ESTUDANTES BOLSISTAS – Podem se inscrever estudantes de licenciatura regularmente matriculados que tenham integralizado até o máximo de 60% da carga horária. Os convocados se comprometem a dedicar 10 horas semanais ao projeto.

Serão ofertadas 1.200 vagas para a formação de cadastro de reserva, distribuídas de acordo com o quadro de vagas informado no Edital PIBID/UFC nº 02/2024.

Formulário de Inscrição – Seleção para Bolsista de Iniciação à Docência (CR)

RESULTADOS – Os resultados da primeira etapa das duas seleções e as informações referentes às entrevistas serão divulgados por e-mail no dia 9 de setembro.

Fonte: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: pibid@prograd.ufc.br