Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Egressos e familiares lotam auditório do Centro de Ciências para entrega das distinções Magna Cum Laude

Data da publicação: 13 de setembro de 2024 Categoria: Notícias de 2024 Tags: ,
Filha segura diploma magna cum laude, ao lado da mãe, em cerimônia de entrega de distinção acadêmica no centro de ciências da UFC

No ano passado, 109 estudantes foram agraciados com a Magna Cum Laude (Fotos: Guilherme Silva)

A cerimônia de entrega da distinção acadêmica Magna Cum Laude lotou o auditório do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici, na tarde da última terça-feira (10). Além dos estudantes egressos da Instituição que receberam a outorga, familiares e amigos celebraram o momento com entusiasmo.

Levi Ferreira Oton, graduado em Engenharia de Pesca, estava acompanhado dos pais e da irmã, também estudante de doutorado na UFC. “É uma satisfação muito grande, depois de cinco anos de esforço e dedicação, receber esse reconhecimento da Universidade, uma Instituição respeitada”, comentou.

Caio Levy Rodrigues, formado pelo curso de Odontologia, disse que se sente grato e feliz, pois a distinção acadêmica significa que “valeu a pena o esforço e que a missão foi cumprida”. Mencionou ainda o reconhecimento do mercado de trabalho e da sociedade aos egressos da UFC.

As outorgas foram entregues, pelo pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero, a estudantes que se graduaram com elevado desempenho acadêmico no ano de 2023. Em seu discurso, destacou que “o significado da marca UFC está nas pessoas e vocês (egressos) fazem parte disso”.

Pró-reitor de Graduação da UFC, Davi Romero, entrega distinção acadêmica magna cum laude a egresso da UFC em cerimônia no centro de ciências

As outorgas foram entregues, pelo pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero

A cerimônia foi marcada ainda pela forte emoção do recebimento in memoriam da distinção Magna Cum Laude do egresso Luan Pablo de Holanda Barros, do curso de Engenharia Civil, que foi representado pelo seu pai. O estudante foi homenageado com um minuto de silêncio e palmas.

No ano passado, 109 estudantes foram agraciados com a Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, em latim). Esta representa a segunda maior distinção e é o reconhecimento por obter alta qualificação em titulação universitária. No máximo quatro alunos por curso são agraciados anualmente com esta distinção.

CRITÉRIOS – Para o recebimento do Magna Cum Laude são exigidos os seguintes critérios: Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500; conclusão de curso no tempo-padrão previsto pelo Projeto Pedagógico; não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não ter sofrido qualquer sanção disciplinar; e não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.