Curso de Sistemas e Mídias Digitais (diurno) da UFC recebe nota máxima do MEC
Data da publicação: 25 de agosto de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025O curso de Sistemas e Mídias Digitais (diurno) da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Instituto UFC Virtual, em Fortaleza, recebeu o conceito máximo (5) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação considera critérios como organização didático-pedagógica (disciplinas ofertadas, formação de alunos e apoio que a universidade oferece aos discentes), produção acadêmica e científica, além do corpo docente e infraestrutura.
Em 2022, o curso noturno de Sistemas e Mídias Digitais já havia recebido nota máxima do MEC. Agora foi a vez do curso disponibilizado no período diurno conquistar o conceito máximo nas três dimensões previstas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG).
Segundo o coordenador do curso de SMD diurno, professor Henrique Silva, o conceito 5 traduz o reconhecimento do trabalho desenvolvido com dedicação e competência pelo corpo docente, do empenho dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes, além do compromisso da direção acadêmica, que assegura as condições acadêmicas e administrativas necessárias para esse resultado. “Alcançar essa nota comprova a consistência da formação oferecida aos nossos estudantes e reafirma, a cada conquista, o papel estratégico do Instituto Universidade Virtual no âmbito da UFC”, afirma.

A admissão do estudante para o curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC se dá pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente. Foi assim que Giovana Fontes ingressou em 2023.1. Segundo ela, o curso de SMD tem proporcionado boas experiências que estão superando todas as expectativas, como a recente oportunidade de fazer parte do projeto de extensão Célula de Design e Multimídia, onde atua como bolsista. “O curso tem como característica principal a interdisciplinaridade, o que nos permite aprender um pouco de tudo: design, programação, audiovisual e jogos. À primeira vista pode parecer muita coisa até assustadora, mas na prática é uma experiência incrível. Arrisco dizer que é um dos melhores cursos da UFC”, afirmou entusiasmada.
A estudante explica que, embora o curso seja relativamente novo, os estudantes contam com um bloco moderno e bem equipado, com laboratórios, computadores e ferramentas que facilitam o dia a dia dos discentes. “Os professores são excelentes. Eles são competentes, acessíveis, sempre dispostos a ajudar e com uma didática muito boa. Tenho muito orgulho de fazer parte desse curso e fico muito feliz pela conquista da nota máxima no MEC”, comemora Giovana.
SOBRE A AVALIAÇÃO – As visitas para a avaliação dos cursos nas instituições de ensino superior (IES) são realizadas pelo MEC tendo o acompanhamento de membros do corpo técnico e docente da instituição analisada. Na UFC, a equipe responsável por orientar coordenadores e demais envolvidos no processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, dando suporte também à comitiva do MEC durante as visitas, é a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Um dos profissionais que acompanham esses procedimentos do início ao fim das avaliações de cada curso de graduação é Marcizo Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Copav. Segundo ele, o trabalho tem sido desenvolvido de forma transparente, orientando tanto os profissionais visitantes quanto os da universidade. “Sem dúvidas, esse resultado deixa claro que não apenas a qualidade da formação oferecida aos nossos estudantes vem sendo superada a cada visita, mas também deixa evidente como a UFC tem contribuindo para o desenvolvimento científico, social e econômico da região e do país”, afirma Marcizo.
Para o pró-reitor de Graduação da UFC, professor Davi Romero, a nota máxima para renovação de reconhecimento do curso evidencia a dedicação da coordenação, do corpo docente, dos servidores técnico-administrativos e, sobretudo, o compromisso dos estudantes, que comprovam a excelência do curso e da universidade. “Bons resultados como este são alcançados quando todos têm o mesmo objetivo: oferecer uma educação de qualidade para os nossos estudantes, beneficiando toda a nossa sociedade. Parabéns aos esforços de todos os envolvidos, em especial à equipe da Copav/Prograd, cujo trabalho técnico de orientação e acompanhamento cuidadoso também foi fundamental para o êxito deste processo”, afirma o pró-reitor.
SOBRE O CURSO – Criado em 2009, com o ingresso da primeira turma em 2010, o curso de Sistemas e Mídias Digitais oferece a titulação de bacharel. É ofertado no turno diurno, com ingresso de 55 alunos no primeiro semestre e duração de quatro anos, e também no noturno, com a entrada de mais 55 estudantes no segundo semestre, que terão quatro anos e meio para conclusão do curso. Considerado um dos mais completos do país, é ofertado na modalidade presencial pelo Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici, em Fortaleza. Na UFC, o curso já formou 537 profissionais.
Saiba mais sobre este e outros cursos ofertados pela Universidade na Revista UFC das Profissões.
Fonte: Divisão de Comunicação da Prograd/UFC – e-mail: comunicacao@prograd.ufc.br