Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

UFC vence Prêmio IEL de Talentos 2025 na categoria Instituição de Ensino Superior Inovadora

Data da publicação: 4 de setembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025 Tags: , ,

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Coordenadoria de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), conquistou o primeiro lugar do Prêmio IEL de Talentos, promovido anualmente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), entidade vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na noite da última quinta-feira (28), na sede da Fiec, no bairro Aldeota, em Fortaleza, e reuniu representantes de empresas, instituições de ensino públicas e privadas, estudantes e pesquisadores que se dedicam à inovação, ao estágio e à formação empreendedora.

Imagem: À esquerda, Lourena Cordeiro, gerente das áreas de Educação e Trilhas e Carreiras do IEL Ceará, que entregou o prêmio à coordenadora de Estágios, Ozilea Menezes, e ao pró-reitor-adjunto de Graduação, Hermógenes de Oliveira

O prêmio conquistado pela UFC foi recebido pela coordenadora de Estágios, Ozilea Menezes, e pelo pró-reitor-adjunto de Graduação, Hermógenes de Oliveira, das mãos de Lourena Cordeiro (à esquerda), gerente das áreas de Educação e Trilhas e Carreiras do IEL Ceará (Foto: George Lucas/Sistema Fiec)

A premiação, que contemplou 23 agraciados, tem como objetivo reconhecer os talentos de estudantes e profissionais que se destacaram em quatro categorias: Inova Talentos, Estagiário Inovador, Empresas Inovadoras e Instituições de Ensino Superior Inovadoras. Foi nesta categoria que a UFC garantiu o primeiro lugar, seguida da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Centro Universitário Christus (Unichristus).

Para o pró-reitor de Graduação da UFC, professor Davi Romero, a premiação foi recebida com muita alegria. “Um dos nossos compromissos com a educação tem sido fortalecer parcerias que deem oportunidades aos estudantes de viverem experiências profissionais qualificadas, integrando universidade e mercado de trabalho. Por isso, estar entre as universidades mais inovadoras do Ceará é motivo de orgulho para nós”, afirmou.

De acordo com a professora Ozilea Bezerra Menezes, coordenadora de Estágios da Prograd, o prêmio é resultado do trabalho conjunto de professores, estudantes, técnicos, gestores acadêmicos, empresas parceiras privadas, instituições públicas e de toda a equipe da Coordenadoria de Estágios da UFC. “Nosso objetivo é que o estágio seja uma experiência de troca entre o conhecimento acadêmico e as demandas da sociedade, desenvolvendo competências alinhadas às necessidades sociais, industriais e produtivas”, disse.

A Coordenadoria de Estágios, desde 1987, desempenha um papel fundamental no fortalecimento da missão da UFC de formar profissionais qualificados e socialmente comprometidos com o desenvolvimento do Ceará, do Brasil e do mundo.

Segundo o pró-reitor-adjunto de Graduação da UFC, professor Hermógenes de Oliveira, a Coordenadoria tem se empenhado em aprimorar continuamente os processos de formalização, acompanhamento e avaliação dos estágios, promovendo o uso estratégico de dados e indicadores que subsidiam a melhoria dos cursos de graduação. “Estamos muito felizes com o prêmio e gratos ao IEL e ao Sistema FIEC por esta distinção. Agradecemos também às empresas e instituições parceiras que, ao abrirem espaço para a inserção de nossos alunos, contribuem de forma decisiva para a formação de profissionais mais preparados e conectados com as demandas da sociedade, afirmou. Ele ressalta ainda o agradecimento à gestão superior da Universidade pelo apoio firme e contínuo, o que, de acordo com ele, tem sido fundamental para a consolidação das ações da Prograd.

ESTUDANTES PREMIADAS – A importância do papel da UFC enquanto promotora de oportunidades entre estudantes que necessitam estagiar e as instituições, públicas ou privadas, que absorvem esses talentos, também ficou evidente com a premiação de duas vencedoras na categoria Estagiário Inovador – Grandes Empresas, ambas discentes do Centro de Tecnologia da UFC.

A estudante Letícia Façanha, do curso de Engenharia Civil da UFC e estagiária da TFP Engenharia, conquistou o primeiro lugar com o projeto intitulado “Automação como solução estratégica: otimizando o envio de não conformidade”. De acordo com a aluna, a formação acadêmica que recebe na UFC permitiu ter uma bagagem de conhecimento e uma análise crítica para a construção desse projeto. “Acredito e confio que o ensino transforma vidas, logo, o acompanhamento e apoio que recebo da universidade e da empresa, aliados ao meu esforço, sem dúvidas me habilitaram a concorrer a essa premiação. A partir das experiências vividas como universitária e estagiária consigo enxergar a nossa relevância e impacto no mercado de trabalho”, afirmou.

Imagem: A estudante Letícia Façanha, do curso de Engenharia Civil da UFCA estudante Letícia Façanha, do curso de Engenharia Civil da UFC e estagiária da TFP Engenharia, conquistou o primeiro lugar da categoria Estagiário Inovador – Grandes Empresas (Foto: Acervo pessoal)

O segundo lugar da mesma categoria foi entregue à aluna Pâmela Portela, do curso de Engenharia Elétrica da UFC. Ela é estagiária da ArcelorMittal, e concorreu com o projeto “Aprimoramento da manutenção do lingotamento contínuo através da avaliação dos defeitos em placas de aço”. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a colega de estágio Lívia Freire, aluna do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Maracanaú). “Aprendemos praticamente todo o processo juntas, e percebemos que se nos uníssemos para trabalhar com as duas áreas, elétrica e mecânica, poderíamos desenvolver um projeto muito mais impactante para a melhoria do setor do que se trabalhássemos separadamente. Assim surgiu a nossa iniciativa”, esclareceu.

Imagem: Da esquerda para a direita temos a professora Ozilea Menezes, o professor Hermógenes de Oliveira e a estudante Pâmela Portela, do curso de Engenharia Elétrica da UFC
O segundo lugar da categoria Estagiário Inovador – Grandes Empresas ficou com a aluna Pâmela Portela (à direita), do curso de Engenharia Elétrica da UFC (Foto: Acervo pessoal)

A estudante faz parte de um projeto desenvolvido pela ArcelorMittal que tem a UFC como parceira, chamado “Estágio Mulheres estudantes de Engenharia”. A iniciativa cumpre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da igualdade de gênero.

Fonte: Coordenadoria de Estágios da Prograd/UFC – e-mail: estagios@prograd.ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo