XXIV ENEPET reúne estudantes e tutores de grupos PET do Nordeste na UFC; evento segue até amanhã, dia 5 de setembro
Data da publicação: 4 de setembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, deu início, nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, ao XXIV Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENEPET). Esta edição de 2025 tem como tema “Saberes transformadores: ciência, sustentabilidade e inclusão na formação cidadã”, ocorre no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e deve reunir centenas de integrantes de grupos PET, entre estudantes e professores tutores, de diversas universidades públicas do Nordeste. A organização tem como expectativa receber mais de 700 inscritos durante o evento, que vai até sexta-feira (5).

(Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)
O evento foi oficialmente iniciado com a mesa de abertura, que contou com a presença da presidente da Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (CENAPET), professora Adriana de Oliveira Santos Weber, da estudante Virna Sena Avelar, bolsista do PET Biologia da UFC, além de autoridades da Instituição: o Magnífico Reitor, professor Custódio Almeida, o pró-reitor-adjunto de Graduação, professor Hermógenes David de Oliveira, a coordenadora de Acompanhamento Discente da Prograd, Josy Kelly Abreu, o presidente da Comissão Organizadora do ENEPET 2025, professor Alexander Bertini, que é tutor do PET Engenharia Civil, do pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Luiz Gonzaga de França Lopes e da coordenadora de Ações Curriculares de Extensão, Aline de Oliveira Viana, da Pró-Reitoria de Extensão – PREX/UFC.
Durante a mesa de abertura, o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, fez um resgate da época em que foi tutor do PET Filosofia. Ele informou que, atualmente, a UFC possui 44 grupos PET, sendo 24 PET-UFC e 20 PET-SESu. Para ele, o projeto é um modelo tão importante para a formação acadêmica, que muitos egressos têm posição de destaque na sociedade. “Investir em grupos PET é fazer um grande investimento acadêmico e um grande investimento público. O modelo não é estudar sozinho, o modelo é ser capaz de estudar junto, compartilhar”, afirma o reitor, destacando o valor do aprendizado coletivo.

(Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)
O pró-reitor-adjunto de Graduação, professor Hermógenes de Oliveira, expressou o desejo de que os participantes consigam de fato socializar as experiências e discutir temas pertinentes relacionados aos diferentes grupos PET. De acordo com ele, o evento busca também “estimular a discussão sobre temas relevantes para uma formação acadêmica crítica e cidadã, além de fomentar a articulação entre os grupos PET de diferentes universidades públicas do Nordeste e de diversas áreas do conhecimento”.
A estudante Julia Dias é uma dessas estudantes que participa do evento com o intuito de fazer esse intercâmbio de conhecimento e articulação entre outros grupos PET. Ela está no sexto semestre do Curso de Ciências Biológicas (bacharelado) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Sede, e há dez meses faz parte do PET Biologia. “Essa é a primeira vez que eu participo de um evento grande como esse. A organização tem sido incrível, e a gente poder ter contato com pessoas de tantos grupos e universidades é muito interessante”. Ela afirma que fazer parte do PET transformou a vida de tal forma que agora “existe a vida antes e depois do PET”, conclui.

(Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)
Para a presidente da CENAPET, a professora Adriana de Oliveira, o ENEPET é “um espaço para debater o futuro do programa, apresentar pesquisas, trocas de vivências, fortalecer laços entre estudantes e tutores”, além de ser um “momento de construção coletiva e valorização do PET do Nordeste no Brasil”.
PALESTRA MAGNA
Após a solenidade de abertura, ainda no período da manhã, os participantes puderam conferir a palestra magna “Saberes Transformadores: ciência, sustentabilidade e inclusão na formação cidadã”, ministrada pelo professor Alexandre Araújo Costa, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ele destacou que a humanidade já ultrapassou sete dos nove “limites planetários”, como a mudança do clima e a integridade da biosfera, levando o sistema Terra “para além dos seus limites de regeneração”, o que ele classificou como “de uma gravidade extrema”.
EXPECTATIVAS DO EVENTO
A expectativa do encontro é que as experiências compartilhadas reforcem a importância do Programa de Educação Tutorial como uma política essencial para a melhoria da qualidade da educação superior, reafirmando o compromisso com uma universidade democrática, inclusiva e socialmente comprometida, além de proporcionar protagonismo estudantil e reconhecimento da produção coletiva dos grupos.
Além da programação com minicursos, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e palestras, o ENEPET 2025 também foi pensado para ter momentos culturais e momentos de integração, como oficinas de forró e desenho. Para consultar a programação completa, acesse o Linktree, presente no Instagram oficial do evento.