Semana de Integração e Desenvolvimento Acadêmico reuniu estudantes, professores e demais servidores da UFC; palestras disponíveis no YouTube já somam quase 1 mil visualizações
Data da publicação: 19 de setembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025
(Foto: Prograd/UFC)
A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), realizou, de 8 a 12 de setembro, a segunda edição da Semana de Integração e Desenvolvimento Acadêmico. Os encontros ocorreram nos campi do Benfica, Pici e Porangabuçu, em Fortaleza. A programação foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da EIDEIA, podendo ser vista e revista no formato assíncrono. A playlist com todos os vídeos já soma quase 1 mil visualizações.
O objetivo do evento foi promover a integração e troca de conhecimentos entre docentes, alunos e demais servidores da UFC veteranos e que estão chegando agora, a partir de palestras sobre temas de relevância para a comunidade acadêmica.
O pró-reitor-adjunto de Graduação, professor Hermógenes David de Oliveira, destacou que o evento foi organizado a partir de temas importantes para o ensino superior, em parceria com a EIDEIA. “Em um cenário de constantes mudanças nas formas de ensinar e aprender, é essencial priorizar a formação docente. Não devemos olhar os desafios da educação como obstáculos, mas sim, como oportunidade para melhoria. Os temas abordados na Semana trazem um pouco disso: educação inclusiva, inteligência artificial e evasão. Essas são pautas relevantes para o ensino superior”, afirmou.
Além do público interno da Universidade, a programação chamou a atenção dos participantes do IX Congresso sobre Tecnologias na Educação, o CTRL + E 2025, que ocorreu paralelamente à Semana de Integração. Devido aos temas das palestras, que abordavam assuntos em comum ao Congresso, a curiosidade dos professores da rede municipal de ensino foi ativada, e eles foram convidados a também participarem do evento.
Para a professora Sâmia Brilhante, coordenadora de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (Coidea) da EIDEIA, a Semana demonstrou o potencial da colaboração. “Essa parceria sempre é muito frutífera. Nesta edição, conseguimos reunir professores do ensino básico, docentes de outras instituições federais, servidores e nossos discentes da UFC”, destacou a coordenadora.
O professor de Matemática José Carlos Alves, da Escola Municipal Raimundo de Moura Matos, que fica no bairro Jardim União, estava participando do IX Congresso, promovido pela Sociedade Brasileira da Computação, e se interessou pelos assuntos que seriam abordados na Semana de Integração e Desenvolvimento Acadêmico, sobre inteligência artificial. Segundo ele, a experiência foi bastante produtiva, devido à oportunidade de ter contato com professores com vivências no exterior e que trabalham com a temática inteligência artificial. “Foi um momento muito engrandecedor, pude aprender bastante e colher várias sementinhas que vou levar para plantar lá na escola onde eu trabalho”, declarou.
Já Maria Clara, estudante do sexto semestre do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, participou pela primeira vez do evento promovido pela UFC, e destacou a relevância do evento. Essa foi a primeira vez que ela participou da Semana de Integração, e teve a oportunidade de conhecer professores, pessoas de áreas diferentes, além de interagir com elas. “Eu participei de uma palestra muito legal sobre o desenvolvimento de objetos de aprendizagem com inteligência artificial, tive oportunidade de conhecer professores, pessoas de áreas diferentes e de interagir com elas”, concluiu.
A última palestra da iniciativa, realizada na manhã do dia 12 de setembro, no Centro de Convivências do Campus do Pici, abordou o uso da inteligência artificial generativa na educação. Os dois palestrantes são egressos da UFC, e atualmente ministram aulas em universidades internacionais acerca da temática.
Segundo a professora Daisyanne Barreto, docente da North Carolina University at Wilmington, o encontro foi importante para esclarecer dúvidas de muitos colegas da educação em relação à inteligência artificial. “Apesar de a gente ter esse medo de que a IA vai substituir o professor, o papel do professor é muito importante. Um bom professor sabe ensinar, sabe educar, sabe até levar o aluno onde a IA, algumas vezes, pode ser falha”, afirmou a palestrante. Para o professor Lucas Vasconcelos, da University of South Carolina, “o papel do professor ainda é fundamental para controlar essas tecnologias, para se assegurar de que elas são implementadas de forma ética e responsável na sala de aula”.
PALESTRAS NO YOUTUBE
Os interessados nesta e nas demais palestras apresentadas durante a programação da Semana de Integração e Desenvolvimento Acadêmico podem acessar os vídeos que estão disponíveis na playlist do canal da Eideia no YouTube.
Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: 85 3366 9496