PET Biologia UFC promove, na manhã deste sábado (31), oficinas de educação ambiental para crianças e adolescentes na BECE
Data da publicação: 29 de outubro de 2026 Categoria: Ações e eventos, Ações e eventos de 2026
(Foto: PET Biologia UFC)
Atividade de extensão PETEco será realizada neste sábado (31), com três oficinas lúdicas sobre reciclagem, reutilização de materiais e destinação adequada de resíduos sólidos
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, neste sábado, 31 de outubro de 2026, das 9h às 12h, uma atividade do PETEco, ação de extensão que promove a educação ambiental para crianças e adolescentes. A atividade ocorrerá na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), em Fortaleza, e faz parte do projeto de extensão PET Biologia UFC.
Nesta edição, serão realizadas três oficinas pedagógicas simultâneas, planejadas pelos estudantes do PET Biologia UFC. As atividades utilizam brincadeiras, histórias e experiências práticas para estimular a criatividade, incentivar hábitos sustentáveis e conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da preservação ambiental.
Uma das oficinas ensinará a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis, como carrinhos feitos com garrafas PET, bilboquês e sapinhos de papel. A proposta é estimular a criatividade e a coordenação motora dos participantes, além de demonstrar como materiais que seriam descartados podem ganhar novas utilidades.
A programação também contará com uma contação de histórias com fantoches produzidos a partir de materiais recicláveis. Por meio de personagens, diálogos e perguntas, as crianças serão convidadas a reconhecer materiais que podem ser reciclados, compreender as diferenças entre resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos e refletir sobre a importância do descarte correto e da reutilização.
A terceira atividade abordará a separação e a destinação adequada dos resíduos sólidos por meio de jogos educativos e interativos. Brincadeiras como jogo da memória, caixa misteriosa e corrida maluca desafiarão os participantes a identificar diferentes materiais e relacioná-los à destinação apropriada, tornando o aprendizado mais dinâmico e participativo.
Com as três oficinas, o PET Biologia UFC busca aproximar o conhecimento científico do cotidiano das crianças e dos adolescentes, utilizando estratégias lúdicas para incentivar a consciência ambiental desde cedo.
A iniciativa também reforça o papel da extensão universitária na promoção do conhecimento e no diálogo entre a universidade e a sociedade.
Sobre a ação
A preocupação com problemas ambientais tem sido fator relevante na formulação de estratégias e ações como o PETEco, que se incluem em um projeto de extensão intitulado GEEDUCA e PETECO: PET Biologia levando Educação Ambiental para espaços formais e não formais de ensino. A ação é um comprometimento com a formação das novas gerações dentro de um novo modelo de educação, ampliando a visão de cuidado com o meio ambiente e promovendo cuidado individual e coletivo com o meio.
Serviço:
PET Biologia da UFC promove o PETEco
Data: 31 de outubro de 2026
Horário: das 9h às 12h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE
Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil, Fortaleza – CE, CEP: 60010-00
Fonte: PET Biologia UFC
