Encontros Universitários reúnem 4.056 trabalhos no Campus do Pici

Data de publicação: 27 de novembro de 2013. Categoria: Notícias

Teve início na tarde de hoje (27) mais uma edição dos Encontros Universitários, que segue até sexta (29), na Praça das Mangueiras, no Campus do Pici. Na abertura do evento, o reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, destacou que os Encontros Universitários são uma oportunidade para disponibilizar não só à universidade, mas à sociedade como um todo, a produção acadêmica da UFC. “É uma demonstração de transparência e publicidade”, disse.

O evento reúne 4.056 trabalhos de estudantes que atuam, como bolsistas ou não, em projetos e programas cadastrados na UFC nas áreas de Pesquisa, Graduação, Extensão e Assuntos Estudantis. A Prograd participa com quatro editais, referentes à realização do XXII Encontro de Iniciação à Docência, do V Encontro de Docência no Ensino Superior, do V Encontro de Aprendizagem Cooperativa e do III Encontro de Monitoria de Projetos de Graduação.

Na avaliação do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, fica evidenciada no evento a diversidade da atuação dos alunos de graduação, que envolve ensino, pesquisa e extensão. Ele pontua ainda o foco existente na docência para educação básica em alguns programas, como Programa de Educação Tutorial institucional (PET UFC) e a Aprendizagem Cooperativa. “Este é um espaço para aprimorar o conhecimento e a decisão de ser professor”.

Assim como na edição de 2012, os Encontros Universitários deste ano também contam com programação cultural e artística variada. Hoje, primeiro dia, houve apresentação do grupo Kariri Sax, além de uma mesa redonda sobre “Arte e formação universitária”, com o Prof. Custódio Almeida e com a Profa. Izaíra Silvino, aposentada pela Faculdade de Educação (FACED) e ex-regente do Coral da UFC.

Fonte: Divisão de Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9498