Alunos de graduação poderão cursar disciplinas nas Casas de Cultura como optativas

12 de julho de 2018

A oferta tem como objetivo qualificar estudantes para intercâmbios e programas de mobilidade internacional (Foto: Rafael Cavalcante)

A partir do semestre 2018.2, os alunos de graduação de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) poderão cursar componentes curriculares nas Casas de Cultura Estrangeira como disciplinas optativas livres. Participam todas as seis unidades: Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa.

Ofertados pela primeira vez, os nove componentes estarão disponíveis para matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de 16 a 18 de julho – quando ocorre a matrícula curricular e institucional de estudantes veteranos – e posteriormente nos períodos de ajuste e matrícula em tempo real.

Neste semestre, os componentes estão cadastrados com códigos dos cursos de Letras. Não são necessários pré-requisitos ou comprovação de proficiência, no entanto, o curso deve ter definida carga horária de disciplinas optativas livres em seu Projeto Pedagógico. Também não é permitido que o estudante se matricule somente neste componente.

Resultado da articulação entre Casas de Cultura Estrangeira, Diretoria do Centro de Humanidades e Prograd (Foto: Viktor Braga)

Coordenadores de cursos que não possuem carga horária de disciplinas optativas livres definida no Projeto Pedagógico podem solicitar à Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) a inclusão em seus currículos das disciplinas ofertadas como optativas, de acordo com seus interesses. Este procedimento pode ser realizado também pelos cursos que, embora possuam carga horária horária optativa livre, desejem cadastrar disciplinas específicas como optativas em seus currículos.

A disponibilização dessas disciplinas a alunos de graduação atende à Resolução nº 12/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e é resultado da articulação entre Casas de Cultura Estrangeira, Diretoria do Centro de Humanidades e Prograd.

Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, trata-se de “um esforço conjunto para complementar a formação dos estudantes e qualificá-los para intercâmbios e programas de mobilidade acadêmica no exterior, considerando a política de internacionalização da UFC e o destaque que a Instituição vem obtendo em rankings internacionais”.

  • Confira a lista de disciplinas ofertadas pelas Casas de Cultura de Estrangeira para estudantes de graduação da UFC.

Fonte: Gabinete da Prograd – fone: 85 3366 9410

Marcadores: