Bolsas do PAIP – Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência

O Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência abriga dois tipos de bolsa: Apoio a Projetos de Graduação e Apoio a Gestão Acadêmica da PROGRAD.

A Bolsa de Apoio a Projetos da Graduação tem como finalidade promover a articulação, o acompanhamento e a avaliação de ações acadêmicas, bem como ampliar as iniciativas de atividades alternativas e inovadoras de ensino que contribuam para a redução de fatores determinantes para a reprovação e evasão dos estudantes, como parte da política de acolhimento e incentivo à permanência dos alunos nos cursos de graduação da UFC.

Os projetos para implementação ou renovação de bolsas de Apoio a Projetos de Graduação podem ser propostos por Coordenadores de Programas Acadêmicos (CPAs), Coordenadores dos Cursos de Graduação e/ou professores da UFC. Aqueles que tiverem seus projetos aprovados deverão promover processo de seleção para monitores mediante edital específico, divulgado pela Diretoria da Unidade Acadêmica e/ou Coordenação de Curso.

Já a Bolsa de Apoio à Gestão Acadêmica da PROGRAD tem como objetivo principal o aprimoramento da formação do estudante de graduação junto à gestão universitária, permitindo-lhe uma ampliação de seus conhecimentos acerca da estrutura e da dinâmica acadêmica. Nesse caso, os bolsistas atuam em coordenadorias e projetos da própria pró-reitoria, sendo selecionados por edital próprio da PROGRAD.

Em ambos os casos o valor mensal da bolsa é de R$ 700,00, com carga horária de 12 horas semanais. Os bolsistas se comprometem a apresentar trabalho no Encontro de Apoio a Projetos de Graduação, realizado dentro dos Encontros Universitários.

Setor responsável:
Coordenadoria de Acompanhamento Discente  CAD (Contatos)