Bolsas do PID – Programa de Iniciação à Docência (Monitorias)

O Programa de Iniciação à Docência (PID) é desenvolvido em duas modalidades: monitoria remunerada e monitoria voluntária. Na primeira, o monitor recebe uma bolsa-auxílio para desempenhar as funções e, por isso, não deve participar de qualquer outra atividade remunerada, seja pública ou privada. Na segunda, o monitor desempenha as atividades de maneira voluntária, sem o recebimento do auxílio.

A carga horária da monitoria é de 12 horas semanais e deve ser cumprida sem afetar as demais atividades acadêmicas. A duração é de 10 meses, mas a monitoria pode ser renovada uma vez, por igual período, caso o bolsista seja aprovado em processo seletivo. A função de monitor não constitui cargo ou emprego, nem representa vínculo empregatício de qualquer natureza com a Universidade.

Processo Seletivo dos Bolsistas

A seleção é de responsabilidade de cada Departamento de Curso de Graduação. O processo seletivo é conduzido por uma comissão formada por três professores designados pela chefia do Departamento e é composto por prova específica relativa ao objeto de estudo do projeto, análise do histórico escolar e entrevista.

Serão classificados os estudantes aprovados com média igual ou superior a 7. Em caso de empate, terá preferência aquele que apresentar melhor desempenho acadêmico, correspondendo à maior média geral das notas ou dos conceitos obtidos no conjunto das disciplinas cursadas. O processo seletivo será válido apenas para o ano letivo para o qual for realizado.

Em caso de desistência ou conclusão de curso do monitor antes do fim do prazo do PID, o Departamento poderá realizar novo concurso ou convocar os candidatos classificados em concurso anterior, de acordo com a ordem de classificação. A monitoria poderá ser cancelada em qualquer data, se o monitor não atender às exigências para as quais foi selecionado.

O exercício da monitoria poderá ser incorporado ao histórico escolar do estudante, na forma de Atividades Complementares, conforme Resolução específica. Será expedido certificado de monitoria, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), ao monitor que cumprir os compromissos firmados ao ser admitido no PID, mediante solicitação do mesmo. Terá direito ao certificado o estudante que tenha exercido a função por, no mínimo, seis meses.

Atribuições do Monitor

O estudante deve:

• Cumprir 12 horas semanais de atividades de monitoria, conforme horários preestabelecidos com o professor, sem que prejudique as demais atividades acadêmicas;
  • Elaborar, juntamente com o professor-orientador, o plano de trabalho da monitoria;
  • Participar das tarefas didáticas, inclusive na programação de aulas e em trabalhos escolares;
  • Auxiliar o professor-orientador na realização de trabalhos práticos e experimentais, na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório;
  • Contribuir, juntamente com o professor-orientador, para a avaliação do andamento da disciplina ou da área;
  • Participar das atividades e eventos do PID promovidos pela Prograd;
  • Conhecer os termos e as exigências da legislação vigente relativa à atividade de monitoria, descritas na Resolução Nº 01/CEPE, de 04 de março de 2005;
  • Obter aprovação nas disciplinas matriculadas e não realizar trancamento ou abandono, sem motivos que justifiquem tais procedimentos;
  • Apresentar, ao final do período de monitoria, para apreciação do Departamento, relatório descritivo das atividades desempenhadas, acompanhado do parecer do professor-orientador, o qual, após homologação, será encaminhado ao GTM.

Responsabilidades do Professor-Orientador

O docente não pode delegar ao estudante atividades que competem somente a ele, como professor-orientador, ou quaisquer outras, de caráter administrativo, que venham descaracterizar os propósitos do PID, tais como:

• Substituí-lo em atividades docentes;
  • Avaliar os alunos;
  • Realizar pesquisa ou coleta de dados que não tenham por objetivo a elaboração de materiais e recursos a serem empregados na atividade docente, dentro do horário destinado ao exercício da monitoria;
  • Preencher lista de frequência ou diário de classe.

Setor responsável:
Coordenadoria de Acompanhamento Discente CAD (Contatos)