Concludentes podem solicitar distinção acadêmica de 1º a 16 de agosto

31 de julho de 2019

As distinções são atribuídas a estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico (Foto: Viktor Braga)

Estará aberto, de 1º a 16 de agosto, o período para requerimento de Distinção Acadêmica nas coordenações de curso de graduação. Poderão solicitar Cum Laude, Magna Cum Laude e Summa Cum Laude os alunos concludentes do semestre 2019.1.

As distinções acadêmicas são atribuídas pela Universidade Federal do Ceará aos estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI), e na Portaria nº 41/2018, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD):

  • Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500;
  • Conclusão de curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação;
  • Não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
  • Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
  • Não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados pelas coordenações. O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a dez para cada curso, podendo ser no máximo dois para Summa Cum Laude, quatro para Magna Cum Laude e dez para Cum Laude.

Solenidades – Em conformidade com o Artigo 3º da Resolução Nº 45/2018, o processo de distinção acadêmica se torna anual com o ciclo de colações 2019.1. Deste modo, o envio dos processos à PROGRAD será unificado junto com os concludentes de 2019.2, bem como as solenidades de entrega das distinções. As datas serão publicadas no Calendário Universitário 2020, com divulgação prevista para meados de novembro deste ano.

Os alunos agraciados com Cum Laude, Magna Cum Laude e Summa Cum Laude receberão a outorga, respectivamente, dos diretores de suas Unidades Acadêmicas, do pró-reitor de Graduação e do reitor da UFC.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9410

Marcadores: