CONSUNI mantém suspensas atividades presenciais até 9 de abril

Data de publicação: 31 de março de 2020. Categoria: Notícias

Última atualização em 01 de abril de 2020 – Em reunião realizada na última segunda-feira (30), pela Internet, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (CONSUNI) decidiu prorrogar a suspensão de atividades presenciais da Instituição até o dia 9 de abril, em meio ao contexto de pandemia do coronavírus (COVID-19).

Conforme a Resolução nº 08/CONSUNI, aprovada na reunião, permanecem suspensas as atividades presenciais administrativas e acadêmicas na UFC, como aulas presenciais de graduação e pós-graduação de todos os cursos e campi.

Atividades acadêmicas remotas, incluindo orientações, fóruns e aulas mediadas por tecnologia poderão continuar sendo realizadas no período, quando possível. Essa decisão foi aprovada com placar de 26 votos a 13 pelo Conselho.

Um dos principais pontos da Resolução diz respeito à previsão de reavaliação do Calendário Universitário, para que não haja prejuízo à comunidade acadêmica. Quando do retorno às atividades presenciais, a Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) promoverá alterações no calendário, permitindo que as coordenações dos cursos ajustem seu conteúdo programático, considerando a suspensão das atividades presenciais, garantindo as mesmas condições de ensino e aprendizagem aos alunos e seguindo o projeto pedagógico dos cursos. As alterações serão submetidas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

O presidente do CONSUNI e reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, afirmou que tem mantido abertos os canais de diálogo com os diferentes segmentos da Universidade e parceiros estratégicos, no sentido de buscar soluções para as dificuldades apresentadas na atual conjuntura, dentro e fora da UFC.

“Precisamos estar juntos e compreender que não é fácil para ninguém. As dúvidas são muitas. Há um horizonte de muita incerteza. A única coisa que temos de certeza é de minimizar prejuízos, apoiar a nossa comunidade, repor posteriormente as atividades que estão suspensas e amparar nossos estudantes, servidores e funcionários terceirizados”, afirmou, na reunião do Conselho.

A íntegra da Resolução nº 08/CONSUNI traz o detalhamento de todas as atividades suspensas e mantidas no período até 9 de abril. A UFC ressalta que o dia 10 de abril é feriado nacional em alusão à Paixão de Cristo.

Em www.ufc.br/coronavirus, há uma série de notícias sobre como as unidades administrativas e acadêmicas têm adaptado seus atendimentos durante a crise provocada pela pandemia da COVID-19, além de ações da Universidade Federal do Ceará para o enfrentamento ao coronavírus.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – ufcinforma@ufc.br