Divulgados locais de provas do Enem; exame é exigido em todas as formas de ingresso na UFC

Data de publicação: 16 de outubro de 2019. Categoria: Notícias

Os participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 já podem consultar os seus locais de provas. O Cartão de Confirmação da Inscrição foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (16), na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

A nota do Exame é exigida no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e nas demais formas de ingresso na Universidade Federal do Ceará (UFC), tais como transferência de outras instituições de ensino superior e admissão de graduados.

O Cartão de Confirmação da Inscrição no Enem 2019 traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, ou pelo nome social.

Declaração de Comparecimento – O participante que precisar comprovar sua presença no Enem deve acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso e levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do exame. Haverá uma declaração para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site. O Inep não fornece comprovante de presença após o dia da prova. A declaração de presença para o segundo domingo de exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro.

Tranquilidade – Para garantir calma no dia do exame, o Inep orienta que os participantes se certifiquem de que conhecem o endereço do local onde farão as provas. Se possível, façam o trajeto que será percorrido no dia do exame, verifiquem qual o transporte público necessário, os horários de trens, metrô e/ou ônibus. Caso optem pelo automóvel, verifiquem qual o melhor caminho para seguir e se é necessário utilizar aplicativos de mapas para identificar a melhor rota. Seguir estas orientações é muito importante para evitar atrasos no dia de aplicação.

Horário – O Inep recomenda que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Outro ponto de atenção é a lembrança de que, em 2019, não há horário de verão.

Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Segurança – Nesta edição, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares ou qualquer equipamento eletrônico durante as provas do Enem. Pela primeira vez, serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador. O alarme deve estar desativado e o aparelho, desligado.

Enem – O exame é composto por quatro provas objetivas, totalizando 180 questões, e uma redação. As provas de 2019 serão realizadas em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro.