Graduados em 2019.2 podem solicitar distinção acadêmica até quarta (12)

Data de publicação: 31 de janeiro de 2020. Categoria: Notícias

As distinções acadêmicas são atribuídas aos estudantes que se graduam com elevado desempenho (Foto: Viktor Braga/UFC)

Estará aberto, de 3 a 12 de fevereiro, o período para requerimento de Distinção Acadêmica nas coordenações de curso de graduação. Poderão solicitar Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude os alunos concludentes do semestre 2019.2.

As distinções acadêmicas são atribuídas pela Universidade Federal do Ceará aos estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI), e nas Portarias nº 41/2018 e nº 59/2019, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD):

• Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500;
  • Conclusão de curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação;
  • Não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
  • Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
  • Não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados pelas coordenações. O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a dez para cada curso, podendo ser no máximo dois para Summa Cum Laude, quatro para Magna Cum Laude e dez para Cum Laude.

As coordenações de curso têm até o dia 23 de março para remeter à PROGRAD o processo eletrônico contendo a relação dos alunos indicados nos semestres 2019.1 e 2019.2.

Solenidades – Os alunos agraciados com Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude receberão a outorga, respectivamente, dos diretores de suas Unidades Acadêmicas, da pró-reitora de Graduação e do reitor da UFC. Nas Unidades, as entregas ocorrerão no período de 24 de abril a 15 de maio. Já a solenidade especial de outorga de distinção acadêmica Magna Cum Laude pela Pró-Reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros, será em 29 de abril. A solenidade especial de outorga de distinção acadêmica Summa Cum Laude pelo reitor  da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, será no dia 23 de abril.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9410