GT se reúne para Proposta Pedagógica e Protocolo de Retorno Pós-Pandemia

Data de publicação: 7 de maio de 2020. Categoria: Notícias

O desenvolvimento de uma Proposta Pedagógica de Emergência e de um Protocolo de Retorno Pós-Pandemia na Universidade Federal do Ceará foi a pauta de uma reunião virtual, realizada na última quarta-feira (6), com a presença da pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, e da pró-reitora adjunta, Profª Simone Borges, além de todos os 17 coordenadores de Programas Acadêmicos. Um Grupo de Trabalho (GT) foi instituído para a elaboração dos dois documentos e terá seu primeiro encontro, também virtual, às 10h desta sexta (8).

Profª Ana Paula realizou e apresentou aos coordenadores um estudo analítico para auxiliar a busca de soluções para o encerramento do semestre letivo 2020.1 e ações para o período de reposição. A pesquisa aborda tanto a conjuntura interna da UFC – levantando a adesão (total ou parcial) ou não de atividades remotas pelas unidades acadêmicas – quanto experiências desenvolvidas em outras universidades federais e o contexto educacional mundial.

Considerando que ainda não há garantia, a curto prazo, de uma retomada com segurança das atividades 100% presenciais, ela expôs algumas experiências de outras universidades federais, inclusive daquelas que suspenderam o calendário: “A tendência, e muitas delas já estão praticando, é o planejamento para uma retomada em que se considere um ensino misto, usando tecnologias digitais e ensino presencial”, afirmou a pró-reitora.

O objetivo é evitar a desmobilização, falta de motivação e, consequentemente, evasão de estudantes. Para isso, a manutenção da relação professor-aluno é essencial no processo da aprendizagem, mesmo que não seja possível efetivá-la presencialmente. “Não estamos propondo substituição das aulas presenciais pelo ensino a distância, mas a adequação e adaptação dos conteúdos para um formato em que seja possível a continuidade de um ambiente de aprendizagem”.

A reunião proporcionou também uma oportunidade para que os coordenadores de programas acadêmicos compartilhassem a situação vivida em suas unidades acadêmicas, expusessem dúvidas e relatassem soluções internas. “O maior desafio nesse momento tem sido a busca por maneiras de retomar por completo nossas atividades de ensino, mantendo um compromisso com a qualidade e excelência, sem que nenhum dos nossos alunos seja prejudicado. A reunião com os coordenadores foi importantíssima para compartilhar e discutir as diferentes realidades que vivemos, conhecer os possíveis cenários que enfrentaremos, e pensar juntos em soluções para esse momento”, comentou o Prof. Paulo de Tarso Oliveira, do Campus da UFC em Quixadá.

Após essas discussões, foi proposta a composição de um GT para atuar na elaboração de dois documentos: a Proposta Pedagógica de Emergência e o Protocolo de Retorno Pós-Pandemia. Prof. Paulo de Tarso é um dos integrantes e expôs sua expectativa em relação ao GT: “Espero que possamos ter, a partir de um estudo baseado dados institucionais, uma visão clara da realidade interna da Universidade e que, a partir disso, possamos chegar em uma solução institucional que atenda as diferentes realidades dos nossos cursos e Campi”. A pró-reitora adjunta, Profª Simone Borges, destacou que “a atuação desse Grupo de Trabalho será fundamental para o alinhamento das ações da UFC relativas ao ensino da graduação no período atual e na pós-pandemia”.

Conheça os participantes do GT e suas respectivas frentes de trabalho:

• Profª Adriana Braga, da Faculdade de Educação (Faced): suporte pedagógico para professores e estudantes;
  • Prof. Ernesto Trajano, do Instituto UFC Virtual: suporte tecnológico à comunidade;
  • Profª Ana Karine Bezerra, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE): especificidades dos componentes de natureza prática dos cursos da área da saúde;
  • Profª Cristina Paiva, do Centro de Ciências (CC): componentes práticos, como aulas de campo e de laboratórios;
  • Prof. Paulo de Tarso Oliveira, do campus de Quixadá: representante dos campi da UFC no interior;
  • Profª Mazé Santos, coordenadora da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia): inovações do ensino.

Os outros três assentos serão ocupados da seguinte maneira: um pela representação estudantil (a ser indicada pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE), outro pela Profª Ana Paula de Medeiros (pró-reitora de Graduação) e o terceiro pela Profª Simone Borges (pró-reitora adjunta e também coordenadora geral de Programas Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação).

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: cgpa@prograd.ufc.br