Implementada bolsa para professores tutores do PET-UFC

Data de publicação: 10 de janeiro de 2014. Categoria: Notícias

A partir de 2014, os professores tutores responsáveis pelos 21 grupos de Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal do Ceará (PET-UFC) passarão a receber bolsas no valor de R$ 2.200. Os termos de compromisso foram assinados hoje (10) pela manhã no Auditório da Reitoria. Na ocasião também foram firmadas bolsas do Programa de Orientação e Operacionalização da Pós-Graduação Articulada à Graduação (Propag) e da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa).

O PET-UFC é um programa vinculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Prograd) e destinado a grupos de alunos que tenham interesse, habilidade e potencial destacado em seus cursos. O programa atua a partir do desenvolvimento de atividades coletivas, de caráter interdisciplinar e que envolvam ensino, pesquisa e extensão. Cada grupo reúne até doze estudantes bolsistas e seis voluntários, sob a supervisão de um professor tutor e de um cotutor.

Para o reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, o PET-UFC é “um dos programas mais importantes para a melhoria da formação dos bolsistas e, por capilaridade, para o desenvolvimento dos estudantes de graduação de cada um desses cursos”. Segundo ele, a concessão das bolsas equipara o PET-UFC ao PET-Sesu, que é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Além disso, reconhece o trabalho e dedicação de professores envolvidos no PET UFC desde 2008, quando foram implantados os primeiros grupos.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, esta é a “última dívida paga do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais)”. A universidade teve de buscar condições legais para realizar o pagamento, respeitando a autonomia universitária e as instâncias superiores. O orçamento para essas bolsas, assim como as do Propag e CASa, está garantido, com recursos da ordem de R$ 600 mil para 2014.

Presidente do Comitê Gestor do PET-UFC e tutor do PET Estatística, Prof. Júlio Francisco Barros Neto, destacou a consolidação desse trabalho. “É um momento histórico, não só pela equiparação com o PET-Sesu, mas também pelo crescimento desses grupos”, disse. Ele ressaltou ainda que o recebimento da bolsa acarreta também uma maior responsabilidade por parte dos professores tutores. O próximo passo, informou o professor, é a definição de uma agenda de trabalho com todos.

Outra novidade diz respeito à implementação do estágio de docência para os alunos de pós-graduação da UFC, no âmbito do Propag, decisão aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os estudantes de mestrado deverão cumprir um semestre e os de doutorado dois semestres com atividades ligadas à docência, tais como aulas e orientações.

A CASa também receberá reforços em 2014. O programa é voltado para a formação e desenvolvimento docente dos professores em estágio probatório da UFC, com uma série de atividades, abertas também aos demais professores da instituição. “O desafio é atrair o professor para participar da CASa, pois quando entra e conhece o programa, ele quer ficar”, afirmou o Prof. Custódio Almeida.

Participaram da solenidade de implementação das bolsas o reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias; o vice-reitor, Prof. Henry Campos, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida (representando também o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino Farias) e presidente do Cômite Gestor do PET-UFC, Prof. Júlio Francisco Barros Neto.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 3366-9410