Edital oferta 246 vagas para mudança de curso; inscrições abertas até sexta (18)

Data de publicação: 8 de outubro de 2019. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulga o edital de seleção de candidatos para mudança de curso (interna) na Universidade Federal do Ceará para o primeiro semestre letivo de 2020. As inscrições poderão ser realizadas pela internet de 16 a 18 de outubro.

São ofertadas 246 vagas no total, sendo 172 delas em Fortaleza, 25 em Crateús, 19 em Quixadá, 16 em Russas e 14 em Sobral. A relação completa de cursos, com os respectivos quantitativos de vagas, pode ser consultada no Anexo I do edital.

Podem participar da seleção alunos em situação regular, ativos ou com matrícula trancada, no semestre 2019.2, em cursos de graduação presenciais da UFC.

O processo seletivo é composto de duas etapas: a eliminatória, que verifica os pré-requisitos de elegibilidade, e a classificatória, que analisa o mérito acadêmico.

Entre os critérios eliminatórios, estão o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), que deve ser maior do que 4.5 no ato da inscrição, e a quantidade de reprovações por frequência, que não pode ser superior a quatro. É preciso ter cursado todos os componentes curriculares obrigatórios do primeiro ano de seu curso atual até o último dia de inscrição.

Já na etapa classificatória, o cálculo considera o IRA e o Coeficiente de Bonificação (CB), que será 1,2 se o curso pretendido pelo candidato pertencer à mesma unidade acadêmica de seu curso de origem ou for o mesmo curso de unidade acadêmica distinta. Caso contrário, o valor do coeficiente CB para o candidato será 1.

É vedada a participação neste certame de estudantes de cursos de Ensino a Distância (EAD), candidato com tipo de ingresso no curso atual por nova modalidade/habilitação ou admissão de graduado, alunos do Programa PEC-G e nem aqueles com ingresso no período atual de 2019.2.

Recursos – A relação das inscrições indeferidas será publicada no dia 24 de outubro, bem como o formulário próprio para recurso administrativo. O documento deverá ser entregue até o dia seguinte na seção de Protocolo da Prograd (no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza) ou nas diretorias dos campi do interior.

O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 7 de novembro.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9528