Mais de 240 trabalhos apresentados no XIII Encontro de Práticas Docentes

Data de publicação: 9 de janeiro de 2020. Categoria: Notícias

Entre apresentações orais, experimentos pedagógicos e apresentações artísticas, 245 trabalhos foram apresentados durante o XIII Encontro de Práticas Docentes (XIII EPD) da Universidade Federal do Ceará. O evento foi realizado de 10 a 12 de dezembro, no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra em Fortaleza.

Todas as licenciaturas da UFC participaram do encontro, com uma estimativa de mais de 750 participantes. O público foi formado por alunos e professores da UFC, de graduação e pós-graduação, com trabalhos desenvolvidos na área da docência. Professores da escola básica ligados a projetos da UFC também puderam apresentar seus trabalhos.

Concomitantemente ao XIII EPD, aconteceram o VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência, focado na apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e o I Seminário Institucional de Residência Pedagógica, com trabalhos produzidos no Programa Institucional de Residência Pedagógica.

Para o Prof. Gerardo Silveira Viana Júnior, coordenador institucional do PIBID na UFC, o encontro se constituiu em um espaço privilegiado de compartilhamento de experiências pedagógicas na educação básica, desenvolvidas pelos estudantes das licenciaturas ligadas à UFC, principalmente bolsistas do PIBID e do Programa Residência Pedagógica.

“As apresentações de trabalhos permitiram uma reflexão aprofundada e madura sobre as possibilidades da ação docente nas escolas de educação básica, contribuindo para o enriquecimento da formação dos licenciandos. Além disso, foram abordados, nas mesas redondas e palestras, temas atuais como a BNCC para formação de professores e os desafios da atuação do recém-licenciado na escola”, avalia.

EPD – O EPD é realizado todos os anos com o objetivo divulgar atividades acadêmicas, experiências pedagógicas e conhecimentos produzidos na UFC. Deste modo, o evento permite a identificação de espaços interdisciplinares e de trabalhos conjuntos entre os diferentes cursos da universidade.

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC e Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFC – fone: (85) 3366 9527