Novos profissionais de saúde formados pela UFC colam grau digitalmente

Data de publicação: 11 de maio de 2020. Categoria: Notícias

Na última quinta-feira (7), a Universidade Federal do Ceará entregou à sociedade 125 novos profissionais de saúde. A colação de grau não pôde ser realizada da forma tradicional, em decorrência da pandemia de Coronavírus. A solução encontrada pelas pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Planenejamento e Administração (PROPLAD), em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), foi a assinatura digital da ata de colação.

A colação de grau digital ocorreu de maneira rápida e segura. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi aberto para este fim até 17h, mas todo o processo foi concluído bem antes disso. Às 13h todos os estudantes já haviam assinado a lista e no final da mesma tarde foi publicado o edital assinado pelo reitor, Prof. Cândido Albuquerque. A Certidão de Colação de Grau está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A antecipação foi autorizada na última segunda-feira (20) pelo reitor Prof. Cândido Albuquerque, por meio da Portaria nº 74/2020, em consonância com a Medida Provisória nº 934/2020, do Governo Federal, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentar a situação de emergência de saúde pública. ⁣A MP permite a residentes em final de período colar grau antecipadamente para engrossar as fileiras de profissionais no combate à pandemia.⁣

A UFCTV conversou com alguns dos formandos para saber como foi a experiência de viver esse momento único na história da UFC. ⁣

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – gabinete@prograd.ufc.br