PET articula conjunto de ações on-line para famílias em isolamento ou quarentena

Data de publicação: 2 de abril de 2020. Categoria: Notícias

Ações petianas terão caráter permanente enquanto durar a crise e serão desenvolvidas integralmente on-line

Uma articulação dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal do Ceará irá disponibilizar à comunidade um conjunto de ações que favoreçam o atendimento de demandas das famílias que se encontram em isolamento social ou quarentena nas suas residências em razão da pandemia de coronavírus (COVID-19).

As famílias terão acesso, por exemplo, a uma cartilha virtual para plantação de hortas em pequenos espaços, informações sobre a correta gestão dos resíduos domésticos, dicas de ferramentas para o trabalho remoto e conhecimentos de suporte básico em tecnologia da informação (TI).

As discussões sobre os aspectos sociais, históricos, econômicos e políticos da pandemia também serão abordados em diferentes formatos, como podcasts e lives em redes sociais. Outros projetos visam a promoção da saúde mental, auxiliando no trato das emoções trazidas pelo confinamento.

“As ações desenvolvidas pelo PET, específicas para o contexto atual de necessário isolamento social, vêm contribuir para levar às pessoas conforto, informação, ciência, escuta e inúmeras outras possibilidades para o enfrentamento dessa situação”, expõe a Pró-Reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros.

Coordenador de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação, o Prof. Ari Andrade destaca a importância de oferecer conhecimento à sociedade pautado na ciência, ajudando a combater informações não confiáveis. “É um canal da Universidade, via PET, para que possamos esclarecer dúvidas e orientar no que for preciso”, explica.

Cartilha para plantação de hortas em pequenos espaços é uma das ações do PET Agronomia

Até o momento, estão cadastrados 55 projetos de 35 grupos PET de diversos cursos da UFC. Entretanto, todos os 43 grupos PET devem participar. Foi disponibilizado aos tutores um formulário eletrônico na plataforma Google Forms para planejamento de suas ações – de caráter permanente enquanto durar a crise e integralmente on-line.

O trabalho com o PET faz parte das ações coordenadas pelo comitê de enfrentamento ao COVID-19 junto às pró-reitorias e unidades acadêmicas. O acompanhamento é realizado pela Prograd, por meio de sua Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD), com o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLLA) do PET-Sesu na UFC e com o Comitê Gestor do PET-UFC (CGPET).

Sobre o PET – O Programa de Educação Tutorial (PET) atua sobre a graduação a partir do desenvolvimento de ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a formação de um cidadão com ampla visão do mundo e com responsabilidade social. As atividades envolvem ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável.

Atualmente, na UFC, atuam 20 grupos PET-Sesu e 23 grupos PET-UFC, mantidos, respectivamente, pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Universidade. No total, mais de 430 estudantes, entre bolsistas remunerados e voluntários, fazem parte dos grupos PET.

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – e-mail: cad@prograd.ufc.br