Pró-reitor de Graduação falará, em evento em Ouro Preto, sobre otimização de matrícula

Data de publicação: 30 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, participará, de quinta-feira (30) a sábado (2), de reunião do Colégio dos Pró-Reitores de Graduação das IFES (Cograd), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. Ele falará, na sexta à tarde, sobre a experiência da UFC na otimização de processo de matrícula.

Na comparação entre os semestres 2015.1 e 2017.1, por exemplo, a UFC obteve um aumento de 14,8% no número de matrículas em componentes curriculares na graduação. Além disso, elas estão sendo realizadas em maior quantidade durante o período de matrícula curricular – o que significa que mais estudantes conseguem definir suas atividades curriculares antes do início das aulas.

O desempenho é resultado do trabalho realizado pela Prograd junto às unidades acadêmicas no sentido de avaliar e melhorar os processos de demanda, oferta e matrícula. Ao facilitar e ampliar a efetividade da matrícula, o objetivo principal é oferecer condições para que os estudantes se mantenham regulares e concluam o curso no tempo, reduzindo a evasão na graduação.

COGRAD – O Cograd é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas temáticas ligadas a área de pró-reitorias de Graduação. Entre as atribuições do órgão, estão identificar necessidades, encaminhar proposições a serem enviadas a agências de fomento, elabora e/ou promover estudos de assuntos de interesse da área e estimular intercâmbios e cooperações entre órgãos da área de graduação.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9410