Pró-Reitora apresenta equipe de gestão da graduação

6 de setembro de 2019

Equipe que assume a gestão da PROGRAD nos próximos quatro anos

A Pró-Reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, coordenou, na tarde desta sexta-feira (6), a primeira reunião da nova gestão da PROGRAD. Ela ressaltou a excelência do trabalho feito anteriormente e elencou algumas de suas metas para os próximos quatro anos.

“A principal é a qualidade da oferta no ensino de graduação, proporcionando ao nosso nosso aluno um percurso formativo de alto nível, fazendo com que ele possa responder às demandas da sociedade e devolver a ela o que foi investido em cada um deles”, disse.

A Profª Simone da Silveira Sá Borges continua como pró-reitora adjunta e destaca a experiência dos servidores da PROGRAD: “contamos com uma equipe em boa parte formada de anos anteriores e de extrema competência, tanto coordenadores quanto técnicos administrativos”. Ela também permanece à frente da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA).

Na ocasião, a pró-reitora apresentou todos os novos coordenadores da equipe de gestão: Prof. Francisco Ari de Andrade, na Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD); Prof. Rafael Bráz Azevedo Farias, na Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC); e Aline Batista de Andrade, na Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC). Segue como coordenadora da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), a Profa. Maria do Socorro de Sousa Rodrigues.

Assume a Assessoria de Legislação do Ensino (ALE) Carlos César Osório de Melo. À frente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), permanece Gerardo Silveira Viana Junior, assim como Ingrid Louback de Castro Moura com o Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica.

Veja abaixo os nomes e o perfil dos integrantes da gestão 2019-2023 da PROGRAD:

Pró-Reitora Adjunta e Coordenadora Geral de Programas Acadêmicos: Simone da Silveira Sá Borges

Graduada em Química pela UFC (1983), tem mestrado em Química Inorgânica pela UFC (1989) e doutorado em Físico Química pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (1995). Simone já atuou como pró-reitora adjunta de Graduação e coordenadora geral de Programas Acadêmicos da PROGRAD entre 2015 e 2019. Foi diretora do Centro de Ciências da UFC de 2011 a 2015 e chefe do Departamento de Química Analítica e Físico Química da UFC de 2004 a 2007. Atualmente é professora associada da UFC.

Coordenador de Acompanhamento Discente: Francisco Ari de Andrade

Com graduação em Filosofia (1989) pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Francisco é professor associado da Faculdade de Educação (FACED) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Linha de História e Memória da Educação, ambos na UFC. É doutor em Educação Brasileira (2005), pelo PPGE-UFC e pós-doutor em Educação e Contemporaneidade (2015), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará (GEPHEC).

Coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação: Prof. Rafael Bráz Azevedo Farias

Professor adjunto do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC (DEMA) desde 2012, mestre (2007) e doutor (2012) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos (MMQ) da UFC. Cumpriu estágio de doutorado sanduíche no exterior na University of Connecticut. Foi diretor de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos, da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos, na última gestão da PROGRAD, de 2018 a 2019.

Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular: Aline Batista de Andrade

É servidora técnico-administrativa da UFC desde 2014, atuando na direção da Divisão de Planejamento e Avaliação de Projetos Pedagógicos da PROGRAD. Graduada em Ciências Biológicas pela UFC (2010), tem Especialização em Gestão de Projetos (2013) pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) e Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais (2015) pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC. Em 2013, trabalhou para a Fundação Brasil Cidadão para a Educação, Cultura e Tecnologia (FBC), sendo coordenadora técnica no Programa Petrobras Agenda 21, de natureza socioambiental e voltado à construção de Agendas 21 Comunitárias.

Coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas: Profª. Maria do Socorro de Sousa Rodrigues

Servidora da UFC desde 1999 como técnica em Assuntos Educacionais, Maria do Socorro está à frente da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD desde 2012. É professora do Mestrado de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do curso de graduação tecnológica Gestão da Qualidade, ambos na UFC. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (1996), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação pela UFC . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação.

Assessoria de Legislação do Ensino: Carlos César Osório de Melo 

Carlos é servidor técnico-administrativo da UFC desde 2012, atuando na Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD. Tem graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2019) e atualmente é pós-graduando em Direito e Processo Penal na UNIFOR.

Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica: Ingrid Louback de Castro Moura

Possui graduação em Pedagogia (2004) pela UFC. Doutorado (2015) e Mestrado (2009) em Educação Brasileira no Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Teoria e Prática do Ensino (DPTE) e coordenadora do Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL) da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando principalmente nos seguintes temas: didática, estágio e formação docente.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Gerardo Silveira Viana Junior

Mestre (2005) e doutor (2010) em Educação pela UFC, Gerardo exerce cargo de professor do Curso de Licenciatura em Música da UFC desde 2001. Já coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na última gestão da PROGRAD. Possui Bacharelado em Ciências da Computação (1995) e Bacharelado em Música (2000), ambos pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: 85 3366 9219