Inscrições abertas para licenciatura em Letras-Libras

Data de publicação: 29 de maio de 2018. Categoria: Notícias

Candidatos com deficiência auditiva têm prioridade na ocupação das vagas (Foto: Katarzyna Bialasiewicz/Getty Images)

Estão abertas, até quinta-feira (7), inscrições para seleção para a licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC).

São ofertadas 30 vagas para ingresso no segundo semestre letivo deste ano, no período noturno. O único critério utilizado será o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, e deficientes auditivos terão prioridade em todas as modalidades de concorrência.

De acordo com o Edital Nº 16/2018, os interessados deverão realizar sua inscrição, exclusivamente, no site da Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV), entre 12h do dia 5 e 23h59min do dia 7 de junho.

A lista de eventuais inscrições indeferidas será divulgada até 14h do dia 11 de junho. O protocolo da Prograd, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, receberá recursos administrativos das inscrições indeferidas no dia 12 de junho, no horário de 9h às 12h.

Os candidatos selecionados terão seus nomes divulgados no dia 14 de junho, no site da CCV. Será publicada ainda a lista de classificáveis, que poderão ocupar vagas, na ordem de classificação em caso de vacância. O quantitativo de vagas para chamada de classificáveis será divulgada até as 17h do dia 21 de junho, no site da CCV.

COTAS – Do total de vagas, 15 são reservadas às oito classes de cotas, definidas por critérios étnicos e socioeconômicos, além das reservas a candidatos com deficiência. As demais são destinadas à ampla concorrência.

Em cumprimento ao Decreto Nº 5.626/2005, da Presidência da República, para cada uma das classes de concorrências será dada prioridade às pessoas surdas, com a devida comprovação documental. Por conta dessa especificidade, o curso não participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, como as demais graduações presenciais da UFC.

DOCUMENTAÇÃO – Os candidatos devem ficar atentos à documentação exigida para matrícula, disponibilizada no Anexo I do Edital Nº 16/2018. Todos os selecionados devem portar fotocópias autenticadas de documento de identificação oficial com foto, CPF e certificado de conclusão do ensino médio. Também serão aceitas fotocópias simples acompanhadas dos documentos originais.

Os candidatos surdos devem apresentar ainda laudo de audiometria. Os cotistas precisam apresentar documentação relativa à sua classe de cota, também informada no Edital.

Os candidatos aprovados nas modalidades de concorrência L9, L10, L13 e L14 (pessoas com deficiência) deverão participar de entrevista com uma Comissão Multiprofissional para fins de comprovação da deficiência declarada.
O cronograma completo e demais informações sobre a seleção devem ser consultadas no Edital.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528