PROGRAD disponibiliza relação de alunos agraciados com distinção acadêmica

Data de publicação: 28 de maio de 2019. Categoria: Notícias

Títulos de distinção acadêmica conferem aos agraciados vantagens competitivas em concursos e seleções (Foto: Viktor Braga)

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) disponibiliza em seu site a relação de alunos agraciados com distinções acadêmicas no último ciclo de colação de grau da Universidade Federal do Ceará. Além dos nomes de formandos de 2018 que receberam as honrarias Summa Cum Laude, Magna Cum Laude e Cum Laude, a nova seção inclui ainda os critérios e a legislação a respeito dos títulos. A lista será atualizada anualmente, após o fim de cada ciclo de solenidades de entrega das distinções.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação, Profª Simone da Silveira Sá Borges, a publicação no site da PROGRAD das listas com todos agraciados é uma forma de valorizar ainda mais a distinção e o próprio aluno. A relação serve também como registro público e para consulta da autenticidade das distinções. “É uma forma de verificar a veracidade do documento, ao acessar o site e ver o nome da pessoa lá”, diz.

Ela ressalta que títulos de distinção acadêmica conferem vantagens aos agraciados, podendo ser decisivos em concursos, seleções de mestrado e doutorado e no mercado de trabalho.

Em 2019, a PROGRAD  adotou novo formato de entrega das distinções acadêmicas, com  realização de solenidades, dois novos títulos e novo layout dos certificados. Agora, Summa Cum Laude, Magna Cum Laude e Cum Laude são entregues pelo reitor da UFC, pelo pró-reitor de Graduação e pelo diretor de cada Unidade Acadêmica, respectivamente.

COMO FUNCIONA – As distinções Cum Laude, Magna Cum Laude e Summa Cum Laude são concedidas àqueles que tiveram Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500, completaram o curso no tempo padrão, sem reprovações e trancamentos, entre outros critérios estabelecidos pelos cursos. Segue as determinações da Resolução Nº 45/ Consuni, de 26 de julho de 2018, a qual entre outras definições, estipula uma quantidade máxima de agraciados por curso.

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – Fone: 3366 9496