GTL – Grupo de Trabalho das Licenciaturas

O Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL) foi constituído por ocasião da elaboração dos novos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Configurou-se como um espaço de estudos, debates, interlocução e planejamento de atividades ligadas à formação docente e à implementação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura.

O GTL é composto por coordenadores dos cursos de licenciatura e coordenado pela Coordenação da Formação Pedagógica nas Licenciaturas da Faculdade de Educação (FACED) e pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Curricular (COPAC).

O Grupo busca empreender ações que contribuam para a valorização da docência e o compromisso com a qualidade da formação do professor, além de acompanhar e avaliar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e planejar atividades formativas para professores e alunos.

A principal estratégia metodológica utilizada para encaminhamento das ações do GTL é o grupo de discussão de onde se originam os temas a serem estudados, as problemáticas a serem solucionadas, as atividades e eventos a serem efetivados e outras emergências, as necessidades e os interesses que o grupo elege como prioridade e que tenham como horizonte a formação docente.

Os cursos de licenciatura envolvidos pelo GTL são Matemática, Física, Química, Geografia, Biologia, Letras, História, Ciências Sociais, Filosofia, Educação Musical, Pedagogia e Educação Física.