Ajuste de matrícula para veteranos estará aberto na quinta (4) e na sexta-feira (5)

Data de publicação: 2 de agosto de 2022. Categoria: Notícias

O ajuste de matrícula de 2022.2 para estudantes veteranos de cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará estará aberto nos dias 4 e 5 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e/ou nas coordenações de curso.

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite inclusões e exclusões de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação (por exemplo, quando o estudante teve matrícula indeferida e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma nova vaga). Estudantes que tiveram o pedido de reabertura de matrícula 2022.2 aceito também poderão solicitar matrícula nestas datas.

A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria delas já foi ocupada na matrícula curricular, realizada de 27 a 29 de julho. Assim como ocorre na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.

CARGA HORÁRIA – É necessário observar a carga horária mínima semestral na matrícula de 12 créditos, exceto para cursos que tenham valor superior a este estipulado no Plano Pedagógico de Curso (PPC) e para os estudantes que necessitem de menos de 12 créditos para a conclusão do curso.

⇒ Leia mais: Portaria da PROGRAD padroniza valores de cargas horárias mínimas por semestre

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculados em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que também poderá ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno pelo SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento ao limite permitido de matrículas institucionais e trancamentos totais, que, somados, não podem ultrapassar o equivalente a quatro semestres letivos, conforme o Regimento Geral da UFC.

DATAS – As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário disponível no portal da UFC.

Fonte: Divisão de Seleção e Matrícula – e-mail: dsm@prograd.ufc.br