Ajuste do calendário: semestre letivo 2020.2 vai de novembro de 2020 a abril de 2021

Data de publicação: 1 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

O ajuste no calendário foi aprovado no último dia 28 de agosto (Foto: CCSMI/UFC)

Última atualização em 10 de setembro de 2020 ‒ Em reunião virtual ocorrida na última sexta-feira (28), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou o ajuste do calendário universitário de 2020, alterado devido à pandemia de covid-19. A proposta aprovada estabelece a data referencial de 23 de novembro para o início do período letivo 2020.2 e de 10 de abril para a conclusão, com recesso escolar de 23 de dezembro a 6 de janeiro.

No total, serão 100 dias letivos. A forma como as atividades acadêmicas serão realizadas (de modo presencial, remoto ou híbrido) dependerá da evolução do contexto da pandemia e será definida posteriormente, em consonância com as orientações e decisões das autoridades governamentais e sanitárias.

A proposta de ajuste foi elaborada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), conforme previsto no Plano Pedagógico de Emergência (PPE). De acordo com a PROGRAD, a proposta foi construída com base em meticuloso estudo e em sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica. Um dos principais desafios foi estabelecer novos prazos para as atividades acadêmicas e, ao mesmo tempo, assegurar aos docentes e discentes os períodos de férias legalmente previstos.

“Foi um exercício muito complexo, pois tivemos que adequar os eventos acadêmicos, o tempo necessário para o processamento de dados, o período de matrícula, os ajustes e as demandas. Tivemos de adequar tudo isso às novas datas, para trazer esse calendário que, no nosso entendimento, é o melhor para a UFC neste momento”, disse a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros.

Ainda de acordo com a pró-reitora, cursos que demandem atenção especial para determinados componentes curriculares serão analisados caso a caso pela PROGRAD, juntamente com a respectiva unidade acadêmica.

PRINCIPAIS DATAS REFERENCIAIS ‒ As principais datas de referência para os cursos presenciais de graduação e de pós-graduação são as seguintes:

22/10 ‒ término do período letivo 2020.1;
23/11 ‒ início do período letivo 2020.2;
23/12 a 6/1 ‒ recesso escolar;
7/1 ‒ retomada do período letivo 2020.2;
10/4 ‒ término do período letivo 2020.2.

SISU ‒ Com a aprovação do novo calendário universitário, deverá ser divulgado, até o fim desta semana, o cronograma atualizado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na UFC, trazendo as datas e procedimentos para confirmação de matrícula dos ingressantes no semestre letivo 2020.2, bem como informações acerca das próximas convocações de suplentes. Dúvidas relacionadas ao assunto devem ser encaminhadas para sisu@ufc.br.

EDITAIS ‒ Os editais para ingresso por mudança de curso, transferência de outras instituições de ensino superior para a UFC, admissão de graduados e a seleção para Letras/Libras seguem suspensos por tempo indeterminado, em razão da necessidade de redimensionamento e adequação das turmas às novas regras sanitárias decorrentes da pandemia de covid-19. Dúvidas sobre o assunto devem ser enviadas para comunicacao@prograd.ufc.br.

FLEXIBILIDADE ‒ O reitor Cândido Albuquerque destacou a importância da aprovação do novo calendário no sentido de possibilitar à Universidade melhores condições para o planejamento das atividades acadêmicas. Segundo ele, todos os rearranjos têm o objetivo de reduzir os efeitos da pandemia nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, garantindo o bom funcionamento e o desempenho satisfatório de todas as unidades.

Conforme o reitor, uma das principais características do novo calendário, assim como do PPE, é a flexibilidade. “Vamos ter esse calendário como referência e teremos de adaptar as questões relativas a cada unidade. Para cada caso, vamos sentar, dialogar e analisar, sempre com flexibilidade, procurando compreender as particularidades da melhor maneira possível”, garantiu.

Fonte: Secretaria do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ‒ e-mail: sods@ufc.br