Português

Atendimento durante a pandemia

Nesta seção, informamos as principais mudanças que a pandemia de covid-19 impôs às rotinas da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Em conformidade com a Portaria nº 80/2021, o atendimento presencial estará suspenso até 12 de abril. 

Continuamos atendendo regularmente de modo remoto, via e-mail, Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.

Veja as informações atualizadas sobre os principais assuntos:

SISU

As informações sobre o SISU na UFC são atualizadas no site www.sisu.ufc.br.

Editais de ingresso

Os editais de ingresso como Aluno Especial, Mudança de Curso, Admissão de Graduados e Transferência de Outras Instituições de Ensino para a UFC estão suspensos por tempo indeterminado.

Colação de grau

A assinatura de lista de colação de grau vem sendo realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cada estudante tem o acesso liberado exclusivamente para este fim. Alunos com todos os requisitos cumpridos para a conclusão do curso podem colar grau, fazendo solicitação à coordenação de seu curso (confira lista de documentos). Não há datas pré-estabelecidas, nem solenidades presenciais, com as colações sendo efetivadas logo após o deferimento e finalização do processo na PROGRAD.

Entrega de diplomas – 1ª Via

Assim que o diploma é disponibilizado para retirada, a PROGRAD informa cada estudante pelo e-mail cadastrado no SIGAA. Para assegurar as medidas de segurança sanitária, a entrega é feita exclusivamente por agendamento pelo SIGAA. 

Em conformidade com a Portaria nº 80/2021, o agendamento por meio do SIGAA estará indisponível até 12 de abril. Estudantes que precisem com urgência do diploma deverão entrar em contato, por e-mail, com o Protocolo da PROGRAD, que irá avaliar cada caso. É necessário o envio de documentos que comprovem essa necessidade. Lembramos que a Certidão de Colação de Grau pode ser emitida pelo próprio estudante por meio do SIGAA.

Entrega de diplomas – 2ª Via

É preciso enviar a solicitação com os documentos para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br. Para assegurar as medidas de segurança sanitária, o recebimento deverá ser agendado.

Em conformidade com a Portaria nº 80/2021, o agendamento por meio do SIGAA estará indisponível até 12 de abril.

Distinção Acadêmica

As solenidades de distinção acadêmica estão suspensas por tempo indeterminado. Assim que o outorga é disponibilizado para retirada, a PROGRAD informa cada estudante pelo e-mail cadastrado no SIGAA. Para assegurar as medidas de segurança sanitária, a entrega é feita exclusivamente por agendamento pelo SIGAA. 

Em conformidade com a Portaria nº 80/2021, o agendamento por meio do SIGAA estará indisponível até 12 de abril.

Regime Especial e Trancamento Total por motivo de doença

Em comum acordo, a PROGRAD e a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), estabeleceram procedimentos a serem adotados nesse período de pandemia provocado pelo Coronavírus em relação aos estudantes de graduação da UFC que necessitarem solicitar Regime Especial ou Trancamento Total por motivo de doença. O processo será feito pela internet. Veja o passo a passo.

Desistência definitiva de curso

Pode ser feita a qualquer tempo e, uma vez solicitada, é irrevogável. O aluno deve enviar para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br a seguinte documentação: Termo de Desistência Definitiva de Curso preenchido, RG escaneado (preferencialmente em formato PDF) e Certidão Nada Consta da Biblioteca (veja como emitir o documento pela internet). Após atualização pelo sistema, no histórico emitido pelo estudante por meio do SIGAA constará a informação da desistência. Este documento possui código de verificação digital e comprova o encerramento do vínculo do estudante com a UFC.

Alteração de dados cadastrais

O aluno deve enviar para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br a seguinte documentação: requerimento escolar preenchido e Documento de Identidade (RG) escaneado. Para mudar o nome, encaminhar também documento escaneado que comprove a alteração (por exemplo, certidão de casamento, averbação de divórcio, etc). Dê preferência ao formato PDF para os documentos.