Português

Atendimento durante a pandemia

Nesta seção, informamos as principais mudanças que a pandemia de covid-19 impôs às rotinas da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Em conformidade com a Portaria nº 151/2021, informamos que o atendimento presencial na Pró-Reitoria de Graduação seguirá suspenso até o dia 21 de junho.

Continuamos atendendo regularmente e exclusivamente de modo remoto, via e-mail, Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.

Veja as informações atualizadas sobre os principais assuntos:

SISU

As informações sobre o SISU na UFC são atualizadas no site www.sisu.ufc.br.

Editais de ingresso

Os editais de ingresso como Aluno Especial, Mudança de Curso, Admissão de Graduados e Transferência de Outras Instituições de Ensino para a UFC estão suspensos por tempo indeterminado.

Colação de grau

A assinatura de lista de colação de grau vem sendo realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cada estudante tem o acesso liberado exclusivamente para este fim. Alunos com todos os requisitos cumpridos para a conclusão do curso podem colar grau, fazendo solicitação à coordenação de seu curso (confira lista de documentos). Não há datas pré-estabelecidas, nem solenidades presenciais, com as colações sendo efetivadas logo após o deferimento e finalização do processo na PROGRAD.

Entrega de diplomas – 1ª Via

Assim que o diploma é disponibilizado para retirada, a PROGRAD informa cada estudante pelo e-mail cadastrado no SIGAA. Para assegurar as medidas de segurança sanitária, a entrega é feita exclusivamente por agendamento pelo SIGAA. 

Em conformidade com a Portaria nº 151/2021, o agendamento por meio do SIGAA estará indisponível até 21 de junho. Estudantes que precisem com urgência do diploma deverão entrar em contato, por e-mail, com o Protocolo da PROGRAD, que irá avaliar cada caso. É necessário o envio de documentos que comprovem essa necessidade. Lembramos que a Certidão de Colação de Grau pode ser emitida pelo próprio estudante por meio do SIGAA.

Entrega de diplomas – 2ª Via

É preciso enviar a solicitação com os documentos para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br. Para assegurar as medidas de segurança sanitária, o recebimento deverá ser agendado.

Em conformidade com a Portaria nº 151/2021, o agendamento por meio do SIGAA estará indisponível até 21 de junho.

Distinção Acadêmica

As solenidades de distinção acadêmica estão suspensas por tempo indeterminado. Assim que o outorga é disponibilizado para retirada, a PROGRAD informa cada estudante pelo e-mail cadastrado no SIGAA. Para assegurar as medidas de segurança sanitária, a entrega é feita exclusivamente por agendamento pelo SIGAA. 

Em conformidade com a Portaria nº 151/2021, o agendamento por meio do SIGAA estará indisponível até 21 de junho.

Regime Especial e Trancamento Total por motivo de doença

Em comum acordo, a PROGRAD e a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), estabeleceram procedimentos a serem adotados nesse período de pandemia provocado pelo Coronavírus em relação aos estudantes de graduação da UFC que necessitarem solicitar Regime Especial ou Trancamento Total por motivo de doença. O processo será feito pela internet. Veja o passo a passo.

Desistência definitiva de curso

Pode ser feita a qualquer tempo e, uma vez solicitada, é irrevogável. O aluno deve enviar para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br a seguinte documentação: Termo de Desistência Definitiva de Curso preenchido, RG escaneado (preferencialmente em formato PDF) e Certidão Nada Consta da Biblioteca (veja como emitir o documento pela internet). Após atualização pelo sistema, no histórico emitido pelo estudante por meio do SIGAA constará a informação da desistência. Este documento possui código de verificação digital e comprova o encerramento do vínculo do estudante com a UFC. Observação: ingressantes em 2021.1 pelo SISU 2021 estão dispensados de enviar o Nada Consta da Biblioteca.

Alteração de dados cadastrais

O aluno deve enviar para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br a seguinte documentação: requerimento escolar preenchido e Documento de Identidade (RG) escaneado. Para mudar o nome, encaminhar também documento escaneado que comprove a alteração (por exemplo, certidão de casamento, averbação de divórcio, certidão de nascimento retificada etc). Dê preferência ao formato PDF para os documentos.

Inclusão de nome social

Resolução Nº 32, do CONSUNI, de 4 de outubro de 2013, dispõe sobre a utilização do Nome Social nos registros funcionais e acadêmicos dos servidores e estudantes da UFC. No caso de estudantes de graduação, o interessado deve preencher e assinar o requerimento de nome social. Para menores de idade, é preciso apresentar termo de autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais, reconhecido em cartório. Os documentos devem ser enviados para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br.