Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Atendimento presencial segue suspenso até 19 de julho; demandas serão resolvidas on-line

Data da publicação: 9 de julho de 2020 Categoria: Notícias

Seguem suspensas, até o dia 19 de julho, as atividades presenciais administrativas e acadêmicas da Universidade Federal do Ceará, conforme Portaria nº 101/2020, assinada pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. A decisão é válida para todos os cursos de graduação e de pós-graduação em todos os campi da Instituição.

O novo documento prorroga o prazo anterior da Resolução nº 8/CONSUNI, de 31 de março, que dispõe sobre ações a serem realizadas no âmbito da UFC, em virtude da pandemia decorrente do novo coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19).

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa que seus atendimentos continuarão sendo realizados por e-mail ou outros recursos virtuais (como o Sistema Eletrônico de Informações – SEI e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA). Confira as orientações para as principais demandas:

Seguem abertas, até 31 de julho, as inscrições para seleção de bolsistas dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica para estudantes de licenciatura. Veja mais informações.

O cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2020 na UFC foi adiado. As novas datas serão informadas após a retomada das atividades presenciais na Universidade. Mais informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC.

A supressão de disciplinas prevista no Plano Pedagógico de Emergência (PPE) está disponível para estudantes de graduação até o dia 22 de outubro. Veja mais informações.

As datas de matrícula curricular e institucional para 2020.2, que seriam de 13 a 15 de julho, serão adiadas e informadas futuramente, após elaboração de novo calendário para o ano letivo 2020.

Os editais de seleção para Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior (IES) para a UFC, Mudança de Curso, Licenciatura em Letras/Libras e Fluxo Contínuo tiveram suas publicações adiadas por tempo indeterminado.

O período de ajuste de demanda e oferta de turmas para Matrícula 2020.2 para coordenações de Curso, chefias de Departamento e diretorias de Unidades Acadêmicas está temporariamente suspenso em virtude do processo de redefinição do semestre 2020.1.

As solenidades de outorga das distinções acadêmicas Summa Cum Laude e Magna Cum Laude, que estavam agendadas, respectivamente, para os dias 23 de abril e 7 de maio, foram adiadas. As cerimônias Cum Laude também foram suspensas. As novas datas serão informadas assim que possível.

O egresso que necessitar da comprovação da colação de grau de forma imediata poderá emitir a Certidão de Colação de Grau pelo SIGAA. Com o código de verificação no rodapé do documento, é possível gerar a certidão em PDF e emitir novas cópias, se necessário. Caso não tenha acesso ao sistema, deverá enviar e-mail para protocolo@prograd.ufc.br.

O estudante ou egresso que precisar de atualização de dados cadastrais no SIGAA poderá fazer a solicitação por e-mail (protocolo@prograd.ufc.br), anexando cópia do RG e o Requerimento Escolar preenchido e assinado.

A Desistência Definitiva de Curso também poderá ser solicitada por e-mail. O estudante deve enviar o Termo para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br, junto com cópia do RG e o Nada Consta da Biblioteca (neste período, a solicitação deste documento poderá ser feita à Biblioteca pelo e-mail daa.bu@ufc.br).

Recursos administrativos também deverão ser enviados por e-mail para protocolo@prograd.ufc.br. Junto, devem ser anexados os documentos pertinentes e o Requerimento Escolar.

A Assessoria de Legislação (ALE) receberá pedidos de transferência ex-officio e quaisquer outras demandas pelo e-mail ale@prograd.ufc.br. A apresentação de qualquer requerimento ou documento também deve ser encaminhado digitalizado por e-mail.

Bolsistas e orientadores dos projetos do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) poderão tratar de qualquer assunto relativo ao programa com a Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA), pelo e-mail cgpa@prograd.ufc.br ou pelo whatsaspp (85) 3366 9496. O prazo para cadastro das frequências de bolsistas será de 10 a 17 de julho. Coordenadores de programas acadêmicos também poderão fazer contato por e-mail ou whatsapp.

Alterações de datas no Calendário Universitário também são de responsabilidade da CGPA, e a solicitação deverá ser realizada por processo via SEI. O setor estará disponível para orientações, mas um passo a passo para abertura do processo já está disponível em nosso site.

A Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) continuará a prestar orientações sobre Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), curricularização da extensão e diretrizes curriculares para cursos de graduação, desde que encaminhado via SEI ou pelo e-mail copac@prograd.ufc.br.

O mesmo vale para tramitação de processos de cursos de graduação, referentes a criação/alteração de disciplinas/atividades, manuais de normatização de atividades curriculares e/ou registros de atualizações em estruturas curriculares no SIGAA.

A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) segue atualizando o sistema ApoiaSus e respondendo aos processos do SEI sobre regularidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Além do próprio SEI, o setor atenderá pelo e-mail copav@prograd.ufc.br.

Informações sobre os Programas de Educação Tutorial (PET) e de Iniciação à Docência (PID) podem ser obtidas com a Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD), pelo e-mail cad@prograd.ufc.br. As frequências do PID e, excepcionalmente, do PET-UFC deverão ser cadastradas de 10 a 17 de julho. Para o PET-Sesu, a data limite continua sendo 10 de julho.

Quaisquer outras informações relacionadas à Prograd serão publicadas neste site e em nossas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.

Fonte: Divisão de Comunicação – e-mail: comunicacao@prograd.ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo