Após cotas, aumenta presença de estudantes com deficiência na UFC

Data de publicação: 26 de março de 2018. Categoria: Notícias

Na Chamada Regular do Sisu, 28 pessoas com deficiência visual foram aprovadas para a UFC (Foto: Ribamar Neto)

Na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 1º/2018), que pela primeira vez adotou cotas para pessoas com deficiência, 131 candidatos com deficiência ingressaram na Universidade Federal do Ceará (UFC). Destes, a maioria (61,07%) possui deficiência física (80), mas há também pessoas com deficiência visual (28), mental (13), auditiva (8) e múltipla (2).

Os números são parciais e se referem aos candidatos aprovados por meio das cotas específicas para pessoas com deficiência na Chamada Regular do Sisu 1º/2018, que solicitaram matrícula entre 5 e 7 de fevereiro de 2018, que comprovaram sua deficiência e (se for o caso) que tiveram toda a documentação comprobatória de cota social e/ou étnica deferida. O total inclui tanto os ingressantes de primeiro quanto de segundo semestre, pois a UFC oferta todas as suas vagas (para ambos os semestres) no Sisu 1º/2018.

A UFC ofertou vagas em 110 cursos de graduação presencial no Sisu 1°/2018. Os números não incluem a licenciatura em Letras/Libras, que não participa do Sisu, pois sua seleção é feita por edital específico, também com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas com prioridade para pessoas com deficiência auditiva.

Antes da implantação das cotas, a UFC já tinha pessoas com deficiência no seu corpo discente. De acordo o Censo 2017.2, informado pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, 88 estudantes com deficiência estavam matriculados na Universidade. Destes, a maioria (49) possuíam deficiência auditiva. Os demais tinham deficiência visual (18), física (13), altas habilidades (7) e transtorno psiquiátrico/déficit de atenção (1).

O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, destaca a importância da adoção de cotas específicas para pessoas com deficiência no processo de democratização do ensino superior. “É um grande avanço para a sociedade que as Universidades assumam esse papel e ampliem a inclusão de modo mais efetivo, com todas as cotas existentes hoje”.

Segundo a titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, Profª Vanda Leitão, a UFC está se preparando para ampliar o atendimento a esse público, mediante a aquisição de novos equipamentos, contratação de intérpretes e ampliação da interlocução com as unidades acadêmicas, a fim de garantir formação de qualidade às pessoas com deficiência.

A Secretaria UFC Inclui coordena estudos e pesquisas sobre acessibilidade (Foto: Rafael Cavalcante)

AÇÕES – Desde 2010, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui já vem implantando uma política de inclusão na Universidade por meio de vários projetos e ações. Dentre inúmeras atividades, a secretaria atua nas seguintes práticas:

– coordenação de estudos e pesquisas sobre acessibilidade e inclusão;
– orientação e acompanhamento do desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência e/ou transtorno do espectro autista, com atendimento a suas necessidades específicas;
– organização e coordenação de eventos de formação e campanhas sobre inclusão na UFC;
– produção e edição de recursos bibliográficos e informativos acessíveis às pessoas com deficiência sensorial;
– pesquisa e desenvolvimento de soluções em tecnologia assistiva (TA);
– disponibilização de recursos de TA a estudantes e servidores da Universidade que necessitam desse recurso;
– mediação da comunicação da pessoa surda nas diversas situações do contexto institucional, inclusive em salas de aula de graduação e pós-graduação.

Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.

Fontes: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9498 / Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui  – fone: 85 3366 7660