Colação antecipada de Medicina e Fisioterapia será em 7 de maio; veja documentos e prazos

Data de publicação: 22 de abril de 2020. Categoria: Notícias

A colação de grau dos estudantes de Medicina e Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará aptos à antecipação será no dia 7 de maio e a assinatura da lista será realizada digitalmente, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A antecipação foi autorizada na última segunda-feira (20) pelo reitor Prof. Cândido Albuquerque, por meio da Portaria nº 74/2020, em consonância com a Medida Provisória nº 934/2020, do Governo Federal, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentar a situação de emergência de saúde pública.

De acordo com a Medida Provisória, podem colar grau antecipadamente os estudantes dos cursos da área da saúde que cumprirem, pelo menos, 75% da carga horária do internato/estágio. Entretanto, na UFC os estudantes dos cursos de Medicina e Fisioterapia autorizados a colar grau cumpriram além do mínimo exigido, apresentando 94% e 80%, respectivamente, da carga horária do internato/estágio realizada. A antecipação também já havia sido aprovada previamente na duas unidades acadêmicas responsáveis pelos cursos: Faculdade de Medicina, em Fortaleza, e Campus de Sobral.

Os estudantes aptos à colação antecipada deverão encaminhar, até o dia 30 de abril, por e-mail à coordenação de curso, os seguintes documentos originalmente digitais ou escaneados:

• Requerimento de Antecipação de Colação de Grau;
  • Ficha de Solicitação de Outorga de Grau;
  • Documento de identidade oficial com foto, frente e verso;
  • Certificado de Reservista (para homens);
  • Certidão de Nada Consta da Biblioteca Universitária (neste período, a solicitação deste documento poderá ser feita à Biblioteca pelo e-mail daa.bu@ufc.br);
  • Certidão de Quitação Eleitoral;
  • Certidão de Nascimento, apenas se houver divergência na acentuação e/ou cedilha entre o seu documento de identidade e o nome que consta na Certidão.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) destaca que estarão impossibilitados de colar grau estudantes com documentação incompleta e aqueles com pendência no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Todos os requerentes de colação antecipada terão sua regularidade verificada.

A colação – Os formandos deverão assinar a lista digital de colação de grau pelo SEI. O acesso será concedido, exclusivamente para este fim, somente no dia 7 de maio, das 7h às 17h. O reitor Prof. Cândido Albuquerque, a pró-Reitora de Graduação Profª Ana Paula de Medeiros, diretores das unidades acadêmicas e coordenadores de curso envolvidos assinarão a ata de colação de grau e, em seguida, será publicado edital assinado pelo reitor conferindo grau aos estudantes que assinaram a lista. A certidão de colação de grau desses estudantes estará disponível para emissão no SIGAA a partir das 14h do dia 8 de maio. O estudante que não realizar todos os procedimentos nos prazos estabelecidos perderá direito à antecipação da colação de grau.

Confira os e-mails das coordenações de curso:

Medicina – coordenacaomedicina@ufc.br
Fisioterapia – secfisio@ufc.br