Concludentes devem atualizar dados no SIGAA antes da colação de grau para emissão do diploma

Data de publicação: 25 de setembro de 2023. Categoria: Notícias
Jovem estudante usando computador

Concludentes devem conferir as informações no SIGAA e, se necessário, fazer as devidas atualizações (Fotos: Viktor Braga/UFC)

Alunos da Universidade Federal do Ceará concludentes em 2023.1 que colarão grau na próxima semana têm até terça-feira (3) para atualizar seus dados pessoais no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O procedimento é necessário para que Diploma, Certidão de Colação de Grau e Histórico Escolar sejam emitidos sem erros e dentro do prazo.

Colações de grau serão realizadas em 4, 5 e 6 de outubro na Concha Acústica

Desse modo, antes da colação de grau, os concludentes devem conferir com atenção todas as informações disponíveis no cadastro e corrigir o que for necessário. É importante lembrar que há campos de preenchimento obrigatório (indicados no SIGAA por um asterisco azul). Se algum deles estiver pendente, você não conseguirá fazer suas atualizações.

A atualização dos dados garante a emissão correta do diploma. Caso o diploma seja emitido com informações incorretas, será necessário uma solicitação de cancelamento junto à Divisão de Memória e Documentação da Pró-Reitoria de Graduação, procedida das devidas correções e da emissão de novo diploma.

Desde o ano passado todos os diplomas de graduação emitidos por por I.E.S. do sistema federal de ensino são digitais

DIPLOMAS – Desde 1º de janeiro de 2022, todo diploma de graduação emitido por instituições de ensino superior (I.E.S.), públicas e privadas, pertencentes ao sistema federal de ensino é digital, em cumprimento às Portarias nº 330/2018 e nº 117/2021, ambas do Ministério da Educação da Educação (MEC).

Após a colação de grau, o diploma do concludente será registrado, gerado e assinado pelo chefe da Seção de Diplomas da PROGRAD, pelo(a) Diretor(a) da Unidade Acadêmica e pelo Reitor. Somente após a assinatura de todos os gestores, a funcionalidade para emissão do diploma digital ficará disponível para o aluno no Portal do Discente no SIGAA. Esse processo pode levar até 60 dias corridos após a colação de grau.

→ Mais informações sobre Diploma Digital

Fonte: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498 / e-mail: gabinete@prograd.ufc.br