Confira agenda da CASa para setembro

Data de publicação: 21 de setembro de 2015. Categoria: Notícias

A CASa apresentará, na próxima semana, Espaço Temático sobre o PL 1411/2015, que criminaliza manifestação ideológica em sala de aula, além de recital no Theatro José de Alencar. Confira!

Um assunto que tem mobilizado professores em todo o Brasil será discutido em um dos Espaços Temáticos da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) do mês de setembro. Trata-se do projeto de lei 1411/2015, de autoria do deputado federal Rogério Marinho (PSDB/RN), que criminaliza o que ele chama de “assédio ideológico” em ambiente escolar. À frente do debate, no dia 29, estará a Profª Cynara Monteiro Mariano, docente da Faculdade de Direito da UFC e vice-presidente do Instituto Latino Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia.

O PL 1411/2015 propõe modificações no Código Penal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. Chega a instituir pena de reclusão e multa a professores que manifestarem suas ideias em sala de aula. O projeto – inconstitucional, segundo a Profª Cynara – motivou petição on-line contra sua aprovação. O Espaço Temático “Educação bancária ou liberdade de cátedra?” será realizado às 14h30min, na sala de seminários da Prograd, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

O Espaço Temático sobre “Pedagogia dialógica, grupos aprendentes, cooperação e aprendizagem parceira numa perspectiva ecorrelacional”, com o Prof. João Batista de Albuquerque Figueiredo, que deveria ter acontecido no dia 25 foi adiado e a nova data será divulgada em breve. A palestra não pôde ser realizada em decorrência de falta de energia no local.

A atividade mais próxima será nesta amanhã (22), com mais uma edição do Mentores de Docência, que desta vez tem como convidada a Profª Eliana Teixeira Romero. Ela receberá as homenagens do Prof. Adonay Rodrigues Loiola e de todo o Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, pelo qual se aposentou. O evento será realizado, a partir das 14h, no auditório da Prograd.

Já o Encontro de Aprendizagem Cooperativa acontecerá na quinta-feira (24), às 10h, na sala de seminários da Prograd. Na ocasião, serão abordadas experiências discentes no âmbito do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis da UFC (Pacce). A atividade será conduzida pelo diretor do Pacce, o teólogo e pedagogo Hermany Rosa Vieira, mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFC (Faced).

Encerrando a programação do mês de setembro, a CASa de Artes promoverá recital de canto lírico, também no dia 29, a partir das 18h30min, no foyer do Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza. Com participação da soprano Liana Fonteles e dos tenores Giorgi Gelashvili e Daniel Sombra, o recital será composto por árias e duetos de óperas mundialmente consagradas, além de canções brasileiras, italianas e mexicanas.