Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Edital 03/2025 – PAIP 2025: estudantes têm até a próxima quarta-feira (19) para realizar inscrição

Data da publicação: 12 de março de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025 Tags:
Os interessados deverão ler com atenção o Edital e pre Formulário de Inscrição, de 12 a 19 de março de 2025

(Foto: Ribamar Neto)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Discente, divulga o Edital nº 03/2025, do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), para preenchimento de 29 vagas em dez setores da PROGRAD, conforme o Anexo I do presente Edital.

Os interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição, de 12 a 19 de março de 2025. Todas as normas das seleções estão expostas no Edital n° 03/2025, publicado nesta quarta-feira (12).

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFC, conforme Anexo I do Edital. O interessado deverá observar os requisitos para ocupação da vaga, como semestre e carga horária de 12 (doze) horas semanais para atuação no setor. Poderão participar da seleção da Coordenadoria de Estágio da Prograd alunos a partir do 4º semestre.

O valor mensal da bolsa é de R$ 700 (setecentos reais), e terão duração de até nove meses, relativos ao período de abril a dezembro do ano de 2025. As atribuições das atividades serão especificadas por cada setor.

 

PROCESSOS DA SELEÇÃO

O processo de seleção será realizado por cada setor e ocorrerá em três etapas:

A 1ª Etapa de caráter eliminatório – Consistirá na análise do Histórico Escolar tendo como critério o IRA- Individual (o valor mínimo de corte do IRA-Individual é 7,0 (sete));

A 2ª Etapa de caráter eliminatório e classificatório – Consistirá na realização de uma prova prática/avaliação de habilidades específicas para os candidatos aprovados na 1ª etapa.

A aplicação da prova prática/avaliação de habilidades específicas será de responsabilidade de cada setor solicitante e poderá ser realizada de forma presencial ou online.

ATENÇÃO! O candidato deve comparecer no dia da aplicação da prova/avaliação de habilidades específicas. O formato da prova, o local, o dia e o horário serão divulgados no site da Prograd.

3ª Etapa de caráter eliminatório e classificatório – Consistirá na realização de entrevista (presencial ou online). O local, o dia e o horário serão divulgados no site da Prograd.

Conforme nos subitens do Edital, em caso de empate entre os candidatos, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate:

7.3.1 primeiro: a maior nota obtida na 2ª etapa;

7.3.2 segundo: a maior nota obtida na 1ª etapa;

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

São critérios necessários para ingressar e permanecer no Programa de Bolsa de Apoio à Gestão Acadêmica da Prograd:

Todas as demais informações estão disponíveis no Edital.

Confira o CRONOGRAMA

ETAPAS

DATAS

Lançamento do Edital

12/03/2025

Período de inscrição

12 a 19/03/2025

2ª Etapa de seleção- Realização da prova prática/Avaliação de habilidades específicas

26/03/2025

Envio à CAD, pelos setores, da lista dos candidatos selecionados para entrevista. (A lista deverá ser enviada até às 12 horas, com os respectivos horário e local)

28/03/2025

Divulgação, na página da Prograd, dos candidatos selecionados para entrevista , com os respectivos horário e local

31/03/2025

3ª Etapa da seleção- Realização de entrevista (O candidato deve comparecer no horário e local divulgados na página da Prograd)

01 e 02/04/2025

Envio à CAD, pelos setores, da lista dos candidatos classificados e classificáveis (A lista deverá ser enviada até às 12 horas)

03/04/2025

Divulgação do resultado final na página da Prograd

04/04/2025

Cadastro dos bolsistas no SisPAIP pelo responsável do setor

Obs: os bolsistas cadastrados a partir do dia 11 de cada mês iniciarão as atividades no PAIP somente no primeiro dia do mês seguinte

04/04/2025 a 10/11/2025

Início das atividades pelos bolsistas

 04/2025

Término das atividades da bolsa

31/12/2025

Envio dos relatórios e emissão dos certificados

02/01/2026 a 16/01/2026

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: (85) 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo