Edital 03/2025 – PAIP 2025: estudantes têm até a próxima quarta-feira (19) para realizar inscrição
Data da publicação: 12 de março de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025
(Foto: Ribamar Neto)
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Discente, divulga o Edital nº 03/2025, do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), para preenchimento de 29 vagas em dez setores da PROGRAD, conforme o Anexo I do presente Edital.
Os interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição, de 12 a 19 de março de 2025. Todas as normas das seleções estão expostas no Edital n° 03/2025, publicado nesta quarta-feira (12).
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFC, conforme Anexo I do Edital. O interessado deverá observar os requisitos para ocupação da vaga, como semestre e carga horária de 12 (doze) horas semanais para atuação no setor. Poderão participar da seleção da Coordenadoria de Estágio da Prograd alunos a partir do 4º semestre.
O valor mensal da bolsa é de R$ 700 (setecentos reais), e terão duração de até nove meses, relativos ao período de abril a dezembro do ano de 2025. As atribuições das atividades serão especificadas por cada setor.
PROCESSOS DA SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado por cada setor e ocorrerá em três etapas:
A 1ª Etapa de caráter eliminatório – Consistirá na análise do Histórico Escolar tendo como critério o IRA- Individual (o valor mínimo de corte do IRA-Individual é 7,0 (sete));
A 2ª Etapa de caráter eliminatório e classificatório – Consistirá na realização de uma prova prática/avaliação de habilidades específicas para os candidatos aprovados na 1ª etapa.
A aplicação da prova prática/avaliação de habilidades específicas será de responsabilidade de cada setor solicitante e poderá ser realizada de forma presencial ou online.
ATENÇÃO! O candidato deve comparecer no dia da aplicação da prova/avaliação de habilidades específicas. O formato da prova, o local, o dia e o horário serão divulgados no site da Prograd.
3ª Etapa de caráter eliminatório e classificatório – Consistirá na realização de entrevista (presencial ou online). O local, o dia e o horário serão divulgados no site da Prograd.
Conforme nos subitens do Edital, em caso de empate entre os candidatos, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate:
7.3.1 primeiro: a maior nota obtida na 2ª etapa;
7.3.2 segundo: a maior nota obtida na 1ª etapa;
7.3.3 terceiro: a maior nota obtida na 3ª etapa;
O candidato que não comparecer a 2ª e 3ª etapas do processo de seleção, dispostas no item 7 do Edital, será automaticamente eliminado do certame.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
São critérios necessários para ingressar e permanecer no Programa de Bolsa de Apoio à Gestão Acadêmica da Prograd:
a) estar regularmente matriculado em componentes curriculares de curso de graduação presencial ou a distância da UFC, a partir do segundo semestre letivo;
b) apresentar matrícula em, no mínimo, 12 (doze) horas semanais de componentes curriculares;
c) não estar vinculado a outro programa de bolsa ou vinculado a órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, a qualquer outra atividade remunerada pública ou privada, a estágios com retribuição financeira, bem como a empregos formais;
d) ter disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para o exercício da bolsa.
Todas as demais informações estão disponíveis no Edital.
Confira o CRONOGRAMA
ETAPAS |
DATAS |
12/03/2025 |
|
Período de inscrição |
12 a 19/03/2025 |
2ª Etapa de seleção- Realização da prova prática/Avaliação de habilidades específicas |
26/03/2025 |
Envio à CAD, pelos setores, da lista dos candidatos selecionados para entrevista. (A lista deverá ser enviada até às 12 horas, com os respectivos horário e local) |
28/03/2025 |
Divulgação, na página da Prograd, dos candidatos selecionados para entrevista , com os respectivos horário e local |
31/03/2025 |
3ª Etapa da seleção- Realização de entrevista (O candidato deve comparecer no horário e local divulgados na página da Prograd) |
01 e 02/04/2025 |
Envio à CAD, pelos setores, da lista dos candidatos classificados e classificáveis (A lista deverá ser enviada até às 12 horas) |
03/04/2025 |
Divulgação do resultado final na página da Prograd |
04/04/2025 |
Cadastro dos bolsistas no SisPAIP pelo responsável do setor Obs: os bolsistas cadastrados a partir do dia 11 de cada mês iniciarão as atividades no PAIP somente no primeiro dia do mês seguinte |
04/04/2025 a 10/11/2025 |
Início das atividades pelos bolsistas |
04/2025 |
Término das atividades da bolsa |
31/12/2025 |
Envio dos relatórios e emissão dos certificados |
02/01/2026 a 16/01/2026 |
Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: (85) 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br