EDITAL Nº 01/2025 – PIBID – Seleção de vaga e cadastro de reserva de professor supervisor
Data da publicação: 4 de abril de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) torna público o Edital nº 01/2025, em consonância com a Portaria Capes nº 90, de 25 de março de 2024, que dispõe sobre as regras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, e com o Edital no 10/CAPES/MEC, de 29 de maio de 2024, torna público o presente edital para disciplinar os requisitos, os procedimentos e o funcionamento da seleção para Vagas e Cadastro de Reserva de Professores Supervisores dos núcleos que compõem o Projeto Institucional do PIBID da Universidade Federal do Ceará.
Para pleitear a bolsa, o candidato deverá atender às seguintes condições:
I – possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do Subprojeto, exceto para os Subprojetos mencionados nos § 2º a §6 da Portaria Capes nº 90, de 25 de março de 2024;
II – possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica;
III – ser Docente efetivo na Escola Parceira que abrigará o Subprojeto, atuando em sala de aula na área, modalidade ou etapa correspondente ao curso que compõe o
Subprojeto; e
IV – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PIBID.
V – possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço eletrônico https://eb.CAPES.gov.br/portal/;
VI – firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da CAPES.
5.2. A aprovação neste processo seletivo não implica na garantia de implementação da bolsa por parte da CAPES ou da UFC, estando essa implementação condicionada à disponibilização das cotas de bolsas e autorização para funcionamento do subprojeto por parte da CAPES e à constituição definitiva do Projeto Institucional do PIBID da
UFC.
Os interessados devem preencher o Formulário Eletrônico de 3 a 13 de abril, anexando os documentos exigidos no item 6.3:
6.3. A inscrição deve ser submetida em formato “.pdf”, com a seguinte documentação inicial obrigatória:
I – Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (anexo I);
II – cópia do documento de identificação oficial do candidato com foto (cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar
ou Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei
tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº
9.503, de 23 de setembro de 1997);
III – comprovante de situação cadastral do CPF, disponível no site da Receita Federal do Brasil
(https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp);
IV – apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 14/11/2020, véspera do primeiro turno das últimas eleições: comprovante de quitação eleitoral original
emitido a partir do site do TSE (https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
V – apenas para homens com 18 anos completos ou mais em 22/09/2022: cópia do comprovante de quitação com o serviço militar (certificado de reservista ou certificado
de alistamento dentro do prazo de validade);
VI – cópia do diploma de licenciatura na sua área de atuação/inscrição;
VII – declaração da direção da escola atestando que o candidato está em efetivo exercício no magistério (modelo conforme anexo II);
VIII – cópia do currículo gerado em “.pdf” na Plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço eletrônico (https://freire.capes.gov.br/portal/);
IX – carta de motivações, explicitando o seu interesse em participar do PIBID (modelo conforme anexo III).
CRONOGRAMA
SAIBA MAIS
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID faz parte das iniciativas do MEC, por meio da da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica.
O programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Os projetos buscam promover a inserção dos estudantes no contexto das
escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da Escola Básica, aumentando assim a convivência dos graduandos com a realidade do exercício da docência, e a qualidade de sua formação.