Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Em parceria com Nuteds, IUVI e EIDEIA, Prograd realiza a primeira reunião com a Comissão Multidisciplinar de EaD da UFC

Data da publicação: 9 de janeiro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025 Tags:

O primeiro encontro com a Comissão foi realizado na manhã desta segunda-feira, 7, no auditório multifuncional do Nuteds

Foto: Caio Silva

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos cursos de graduação ofertados pela Universidade Federal do Ceará, na modalidade educação a distância, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com o apoio do reitor da UFC, Prof. Custódio Luís Silva Almeida, organizou uma Comissão Multidisciplinar para apresentar e discutir o panorama da Instituição nessa área e formular proposições para a melhoria dessas ofertas. A Comissão é formada por membros do Instituto Universidade Virtual (IUVI), da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC).

Participaram da reunião, além da equipe do Nuteds, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, o pró-reitor adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes David de Oliveira, e o presidente da Comissão Multidisciplinar, Prof. Ernesto Trajano de Lima Neto, que também é coordenador de Programas Acadêmicos e vice-diretor do Instituto Universidade Virtual (IUVI/UFC).

Para iniciar os trabalhos, o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero, fez uma explanação sobre o início da educação a distância na UFC e sobre a necessidade de um novo modelo de EaD que a Instituição pretende implantar, conforme as instruções do Ministério da Educação. “Nós precisamos ter uma estrutura para uma EaD de qualidade, que resgate o compromisso com a educação, utilizando ações estratégicas. Não adianta ter só a tecnologia: é preciso ter estrutura e organização, pois há uma ciência para que você prenda a atenção do estudante, para que de fato ele apreenda o conteúdo estudado”, ressaltou. 

Foto: Caio Silva

O coordenador do Nuteds, Prof. Dr. Luiz Roberto, apresentou aos visitantes os espaços do prédio, os projetos desenvolvidos e cursos ofertados pelo Núcleo na modalidade EaD, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNASUS), Ministério da Saúde e outras instituições ligadas à área da saúde. “Trabalhar com educação a distância é um grande desafio, pois exige conhecimentos técnicos, pedagógicos e tecnológicos, especialmente na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Nós temos essa expertise, e estamos à disposição para contribuir com a Comissão, no que for necessário”, afirmou. 

Outro ponto ressaltado durante a reunião foi o marco regulatório para o recredenciamento institucional de cursos na modalidade EaD. Para o recredenciamento, uma comissão já foi designada e os trabalhos já estão em andamento. A Comissão é presidida pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes David. Segundo ele, o prazo para o recredenciamento encerra em abril de 2026. “Ao analisarmos os processos regulatórios, vimos que precisávamos revisitar essas políticas institucionais de EaD na UFC. Durante as pesquisas, percebemos que muitas respostas eram encontradas nos trabalhos desenvolvidos pelo IUVI e pelo Nuteds, bem como em algumas outras unidades da Universidade, daí a importância dessa Comissão Multidisciplinar”, explica. 

O presidente da Comissão Multidisciplinar, Prof. Ernesto Trajano, corroborou com as falas dos gestores da Prograd, enfatizando a missão da UFC. “Nossa missão é pensar de fato na UFC inteira, em todos os cursos, com suas especificidades. Nós precisamos ter esse foco, que é o recredenciamento, mas precisamos ter o horizonte de que a partir dessa Comissão, vamos ter essa nova forma de fazer EaD na UFC, com esse novo modelo que pensamos estruturar, com mais qualidade, com mais recursos, de forma adequada”, afirma. 

Dentre outros assuntos discutidos, as professoras Dra. Mônica Cardoso Façanha, coordenadora do Curso de Medicina da UFC, e Dra. Sheila Márcia Fontenele, assessora pedagógica e de pesquisa, ambas do Nuteds, fizeram considerações acerca da importância de haver capacitação para os docentes que trabalham na modalidade EaD. Segundo o pró-reitor, Prof. Davi Romero, esses questionamentos serão levantados nas próximas reuniões com a Comissão, com o objetivo de serem solucionados. 

O próximo encontro está previsto para ocorrer ainda neste mês de janeiro, com data a ser definida entre as equipes.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo