Enamed 2025: prazos para inscrição e preenchimento do Questionário do Estudante são prorrogados até o dia 30 de julho
Data da publicação: 21 de julho de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025Participação na prova é componente curricular obrigatório para conclusão de curso. A não participação pode impedir o estudante de colar grau

(Fonte: Freepik)
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC) informa que os concluintes dos cursos de Medicina, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pelas coordenações dos cursos, agora têm até o dia 30 de julho para realizar a inscrição no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A inscrição deve ser feita pelo Sistema Enamed. Além disso, é preciso preencher até essa data o Questionário do Estudante.
A retificação com o novo cronograma do Enamed foi publicada no Diário Oficial da União na tarde da última sexta-feira, dia 18 de julho pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O dia da prova se mantém inalterado: 19 de outubro.
A participação no Enamed é obrigatória para os estudantes habilitados que estão concluindo os cursos de Medicina. A avaliação é baseada nos critérios definidos para o Enade, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as legislações de regulamentação do exercício profissional médico vigentes.
Também podem participar, de forma voluntária, os demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos para especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare), conforme previsto na Portaria MEC nº 329, de 23 de abril de 2025, e nos termos do Edital nº 03/2025, publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao MEC. Estes devem acessar a página do exame. As regras referentes à seleção e ao ingresso nos programas de residência médica no âmbito do Enare constam no mesmo edital. O prazo para inscrição também foi prorrogado para o dia 30 de julho.
Fonte: Ministério da Educação (MEC)