Encontro reúne coordenadores de área do PIBID em auditório da Prograd
Data da publicação: 13 de novembro de 2024 Categoria: Notícias, Notícias de 2024Na tarde de ontem, 12, a equipe da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC), reuniu os coordenadores de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para falar do novo ciclo que se inicia no Programa na UFC.
O pró-reitor da Prograd, Prof. Davi Romero, deu as boas-vindas aos professores coordenadores de área da UFC, que estarão durante os próximos 24 meses à frente do PIBID, auxiliando os estudantes bolsistas nas 70 escolas públicas conveniadas com o Programa, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Queremos parabenizar a todos os profissionais selecionados nessa edição do Pibid, e dizer que estamos à disposição para o que precisarem, em prol do sucesso do Programa, para uma melhor qualidade da educação da nossa população, tanto dos estudantes do ensino básico quanto dos nossos universitários “, afirmou.
De acordo com o coordenador institucional do Programa, Prof. Filipe Ximenes Parente, do Curso de Música (Instituto de Cultura e Arte – ICA), esse é o primeiro encontro com os coordenadores de área, de forma conjunta e presencial. “Esse momento foi muito importante para definirmos o que temos hoje, de subprojetos dentro do Programa, e alinharmos o que vamos direcionar para atingirmos os melhores resultados, além de deixarmos claro e acordado todos os nossos tratos, de como vamos conduzir o Programa, o que é viável e executável”, explicou. Ele também ressaltou que o Pibid tem como objetivo melhorar a formação dos estudantes que irão atuar no ensino básico.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto, visto que, para alguns, é a primeira experiência como coordenador de área do Programa. Esse é o caso da Profa. Luciana Venâncio, do Curso de Educação Física (Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES), que coordenou os últimos editais da Residência Pedagógica, como professora colaboradora, e agora, pela primeira vez, assume a função de coordenadora de área, da licenciatura em Educação Física. “Esse momento de início oficial das atividades nos ajuda a pensar em como a UFC está organizando esse processo, nessa perspectiva mais coletiva, e em como nós vamos poder alinhar as ações dos nossos projetos com as ações maiores que a UFC vai organizar para fortalecer as licenciaturas na Universidade”, afirmou. Ao todo, foram selecionados 28 profissionais para atuar nessa função.
Foram dadas várias orientações, dentre elas, que os participantes fizessem a leitura cuidadosa de dois normativos: o Edital e a Portaria 90, documentos que regem todo o Programa. Em relação ao acúmulo de bolsas, o coordenador institucional, Prof. Filipe Parente, informou que não há possibilidade de acúmulo de bolsa de projetos da Capes. Também foi chamada a atenção para o registro das reuniões em ata, que devem ser compartilhadas com os supervisores e estudantes bolsistas participantes. Outro ponto bastante enfatizado foi o cuidado com a documentação dos processos e assinaturas do Termo de Compromisso, para o vínculo com o Programa, e do Termo de Desistência, caso o participante desista, por qualquer motivo que seja, uma vez que é necessário deixar registrado o desejo de desistência. Os documentos mencionados durante o encontro serão disponibilizados no Drive, a ser criado futuramente.
Para oportunizar a participação de todos, de forma democrática, ficou decidido que as reuniões da equipe ocorrerão sempre na terceira terça-feira de cada mês, e que outros encontros serão marcados e divulgados em breve.
Calendário
11 a 14 de novembro – Análise Capes
14 a 28 de novembro – Abertura para cadastro na plataforma Freire (para inclusão dos dados de todos os participantes) e na plataforma SCBA (para inclusão de dados bancários para o pagamento das bolsas)
Até 10 de dezembro – Pagamento das bolsas
Saiba mais
Plataforma Freire é uma modalidade de currículo online, específica para agentes que atuam diretamente em programas de formação de professores, apoiados pela Capes, que permite a gestão das ações pelos diferentes atores envolvidos. Serão cadastrados nesta plataforma todos.
Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA). Foi delineado para realizar o acompanhamento e controle do pagamento de bolsas e auxílios de forma automatizada, para padronizar o sistema de geração de folha de pagamento.
Núcleos de Iniciação à Docência – NID
Foram contempladas com o Projeto 70 escolas públicas (35 estaduais, 32 municipais e três federais).
Cada núcleo é composto por um coordenador de área da UFC, para articular junto a três supervisores (que são professores das três escolas). Cada supervisor orientará oito estudantes bolsistas, totalizando 24 alunos dos cursos de licenciatura. As atividades dos supervisores são geridas pelo coordenador de área do subprojeto da UFC.
Equipe do PIBID/UFC
1 coordenador institucional: Prof. Filipe Ximenes Parente, do Curso de Música (Instituto de Cultura e Arte – ICA);
2 coordenadores de processos de gestão: Prof. Alex Sandro Coitinho Sant’Ana, do Curso de Pedagogia (Departamento de Estudos Especializados) e Prof. Raphael Alves Feitosa (Prof. do Curso de Ciências Biológicas/Departamento de Biologia da UFC);
28 coordenadores de área (professores dos cursos de licenciatura da UFC);
84 supervisores (professores das escolas municipais, estaduais e federais); e
672 bolsistas (estudantes dos cursos de licenciatura da UFC).
A seleção de todos os membros da equipe foi realizada por meio de Edital lançado pela Prograd/UFC.
Fonte: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: pibid@prograd.ufc.br