Encontro virtual nesta quinta-feira (8) abordará avaliação de cursos e planos de melhoria

Data de publicação: 6 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará reunirá virtualmente coordenadores de curso, nesta quinta-feira (8), para discutir resultados de avaliações e planos de melhoria em todas as unidades acadêmicas. Os participantes serão divididos em dois grupos em horários distintos, às 9h e às 14h30min. O link de acesso à sala virtual no Google Meet será enviado por e-mail uma hora antes do início de cada reunião.

O encontro será aberto pela pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, e conduzido pela coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD, Profª Socorro Sousa. O Prof. José José Lassance de Castro Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da UFC, também participará do evento.

A exigência do plano de melhorias, elaborado por cada coordenação de curso, está prevista tanto no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC (PDI 2018-2022) quanto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC). “Trata-se de um instrumento importante para planejar soluções para a graduação”, frisa a Profª Socorro Sousa.

Ela explica que os planos de melhoria devem ser feitos a partir das fragilidades identificadas nas diferentes avaliações por que passam os cursos sistematicamente, como o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), a Avaliação Institucional Interna, aberta até o dia 16 de outubro, ​e Avaliação para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.  As comissões do MEC verificam em suas visitas as melhorias que foram implementadas após as avaliações.

Desde 2013 a Coordenadoria Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) vem realizando formações no intuito de conscientizar estudantes, professores e técnicos administrativos sobre a relevância dos processos avaliativos como ferramentas de planejamento e gestão acadêmica. “A proposta do SINAES é melhorar a qualidade, e a avaliação é parte disso”, diz Socorro Sousa.

Horários:

• Turma I – 9h às 11h: Campi do Interior, CT, CC, CCA e Labomar
  • Turma II – 14h30 às 16h30: ICA, CH, FEAAC, FACED, FADIR FAMED, FFOE, IEFES, IUVI, TGQ, PITAKAJÁ/KUABA

Fonte: Coordenadoria Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – e-mail: copav@prograd.ufc.br