Excelência acadêmica: estudantes que se destacaram recebem Magna Cum Laude

Data de publicação: 17 de abril de 2019. Categoria: Notícias

Para Anderson, certificado valoriza o esforço feito na graduação (Foto: Ribamar Neto)

Foi um projeto no colégio, ainda no ensino médio, que despertou em Anderson Marinho sua vocação, a de ensinar. “Eu dava aulas de informática para pais de alunos e percebi que era isso que queria: ser professor”, conta o jovem recém-graduado com honras na licenciatura em Geografia. Ele foi um dos 56 estudantes agraciados com a Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, na tradução do latim), nesta terça-feira (16), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Para ele, a distinção acadêmica reforça sua convicção de estar no caminho certo. “É uma valorização de todo o esforço feito até aqui, das horas de estudo, das experiências que vivi, das viagens, dos eventos que participei. Quero ser um profissional que fará diferença no futuro, atento à realidade social e às mudanças do mundo”, diz o jovem de 21 anos.

Já formada em Pedagogia, Cíntia concluiu a licenciatura em Libras com elevado desempenho acadêmico (Foto: Ribamar Neto)

Cíntia Santos de Oliveira, de 29 anos, celebrou a segunda graduação, desta vez com o gosto especial da Magna Cum Laude. Já formada em Pedagogia e dando aulas, iniciou a licenciatura em Letras Libras, superando medos e preconceitos. “As pessoas subestimam, infelizmente, e ver minha filha aqui é um sentimento de orgulho, de vitória”, comemora Wanda Santos, mãe de Cíntia, que participava do momento com o restante da família.

A entrega das honrarias foi feita pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques. Ele destaca que a solenidade se trata de uma celebração da excelência, com “distinções acadêmicas do mais alto significado a um grupo de alunos que se realçaram, entre seus pares, pela dedicação ao curso superior que escolheram, empenho que resultou para eles em uma experiência transformadora”.

Prof. Cláudio Marques destacou a política séria e determinada de investimento da UFC na excelência (Foto: Ribamar Neto)

O pró-reitor citou os últimos processos avaliativos do Ministério da Educação (MEC), em que a UFC se posiciona como a melhor universidade do Norte e Nordeste do país. “Isso reflete uma política séria e determinada de investimento na excelência”, afirma.

“Esta excelência é resultado de um projeto de Universidade que busca promover não somente a formação acadêmica, mas também a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e com menos desigualdades”, completa.

No dia 3 de abril foram entregues pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Henry de Holanda Campos, as distinções do tipo Summa Cum Laude. Até o dia 30 deste mês serão concedidas as distinções Cum Laude por cada Unidade Acadêmica. Após o encerramento do ciclo de entregas, os nomes de todos os agraciados com distinções acadêmicas serão informados neste site, em uma galeria que será atualizada a cada semestre.

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: (85) 3366 9219