Excelência em educação superior: UFC conquista, pelo segundo ano consecutivo, nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC
Data da publicação: 14 de abril de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025A Universidade Federal do Ceará (UFC) repetiu o feito em 2024 e, pela segunda vez na história, obteve nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), durante uma live realizada na tarde da última sexta-feira, 11.
Das 2.101 instituições de ensino superior públicas e particulares avaliadas no país, 66 obtiveram nota máxima, o que corresponde a 3,2% do total. A UFC está entre as 33 instituições públicas que conquistaram nota 5 no país. No Ceará, além da UFC, apenas outra IES, sendo particular, alcançou o conceito máximo, o que deixou o estado em nono lugar no ranking nacional. Das 27 unidades federativas, apenas 14 UFs tiveram IES contempladas com nota máxima no conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Vale ressaltar que nem todas as instituições de ensino superior de cada UF foram avaliadas.

O resultado das avaliações demonstra que a UFC continua desenvolvendo um trabalho de excelência na educação superior, com o engajamento e comprometimento de todos que fazem o corpo docente, o corpo técnico-administrativo e os demais colaboradores da Universidade, é o que afirma o pró-reitor de Graduação, professor Davi Romero. “Estamos muito felizes com o resultado em geral, pois dos 25 cursos, apenas quatro ficaram com nota 3, que é um valor regular. A avaliação é importante para sabermos justamente quais cursos precisam de mais atenção agora”.
DESTAQUES – Dos cursos com nota máxima na UFC, quatro deles se destacam, devido à posição no ranking do Brasil: o de Farmácia e Fisioterapia ficaram em segundo lugar, de 590 e 711 dos cursos avaliados, respectivamente; Zootecnia, em quarto lugar, com 111 avaliados; e Enfermagem, em quinto lugar, tendo sido avaliados 976 cursos. Os quatro cursos citados são dos campi de Fortaleza.
De acordo com o diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), Marcizo Viana, a obtenção da nota é dada pelo INEP a partir de um conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). “O ENADE constitui-se como um indicador de qualidade da educação superior e, junto com os demais indicadores, subsidia políticas públicas e a indução da expansão da educação superior.”
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior do país a partir de aspectos como: média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) do último triênio, média dos conceitos de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal disponível e distribuição dos estudantes em níveis de graduação e pós-graduação.
Além do IGC, o MEC também apresentou os resultados do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC). É neste indicador que entra o resultado das notas dos estudantes que participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), inclusive em relação à avaliação que eles fazem da infraestrutura e da qualidade pedagógica da universidade.

No Ceará, além da UFC, apenas outra IES, sendo particular, alcançou o conceito máximo, o que deixou o estado em nono lugar no ranking nacional.
Em 2023, o ENADE avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Conforme divulgado pelo INEP, considerando a média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram Medicina (65) e Fisioterapia (53,67). Na área de engenharias, arquitetura e urbanismo é possível perceber que os cursos de Arquitetura e Urbanismo e o de Engenharia Ambiental (55,22) se destacaram. Em relação aos cursos tecnológicos, o maior destaque foi Segurança do Trabalho (52,63).
ENADE 2024 – O MEC decidiu em 2024 que as demais edições do exame serão utilizadas sempre para avaliar os cursos que formam professores, ficando conhecido como ENADE das Licenciaturas. Na UFC, 25 cursos foram avaliados na edição 2024. O resultado oficial das avaliações do ano passado deve ser divulgado pelo INEP até o final de 2025.
EFEITOS DA EXCELÊNCIA – O reitor Custódio Almeida disse que é um orgulho para a Universidade ter seu desempenho reconhecido e figurar ao lado de outras grandes instituições que estão entre as melhores do Brasil. “Primeiro, porque a UFC representa o povo cearense, a inteligência do Ceará, formada por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos em educação, e se projeta para o Brasil e para o mundo, atraindo cada vez mais projetos”, contextualizou.
Além disso, completou o reitor, ter um desempenho de excelência, respaldado pelos indicadores, atrai mais empreendimentos e investimentos em pesquisa, mais projetos de extensão, mais atividades culturais e mais relações interinstitucionais em nível nacional e internacional.