Feira das Profissões atrai estudantes do interior do Estado

Data de publicação: 9 de outubro de 2014. Categoria: Notícias

Estudantes vindos do interior do Ceará e da Região Metropolitana de Fortaleza também marcam presença na Feira das Profissões. Nesta edição, mais de 200 instituições públicas e privadas fora da capital agendaram visita ao evento.

Para o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Jesualdo Farias, o fato de a Universidade destinar metade de suas vagas a estudantes oriundos da escola pública tem atraído o interesse dos jovens também fora da capital. “Ao enxergar a grande quantidade de alunos do interior que hoje cursam uma graduação na UFC, eles (estudantes do interior do Estado) se sentem potenciais estudantes da Universidade”, disse, em visita à Feira das Profissões, na tarde desta quinta-feira (9).

O Reitor destaca o papel do evento na aproximação com esses estudantes. “A nossa política é de atrair o estudante do interior, de dizer ‘você também pode’. Ao vir aqui e conversar com os alunos da UFC, ele percebe que as barreiras não são tão grandes”. Hoje, dos 184 municípios existentes no Ceará, 177 têm alunos estudando na UFC.

ATENÇÃO, VISITANTE! AVALIE A FEIRA DAS PROFISSÕES!

Para comparecer à Feira das Profissões, que começou quarta-feira (8) e termina hoje (10), estudantes e professores se mobilizam para garantir o transporte até o local do evento, no Campus do Pici Prof. prisco Bezerra, em Fortaleza. Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Governador Luis Gonzaga Mota, localizada em Maracanaú, por exemplo, contam que fretaram um ônibus para trazer aproximadamente 40 alunos da escola: “Cada um contribuiu com uma quantia para fretar o ônibus”, relatam os alunos João Vitor e Laécio Lucas.

Estudantes e professores da EEEP Flávio Gomes Granjeiro, localizada em Paraipaba (a 93km da capital), também se organizaram para fretar os veículos que trouxeram os 174 alunos do ensino médio para visitar o evento. Os professores que acompanham os estudantes, Marcos Araújo e Adriana de Sousa, contam que decidiram trazê-los para que tivessem contato, ainda no ensino médio, com a Universidade: “Como eles são do interior, ainda não têm uma noção do que é a Universidade, então nós, professores técnicos, procuramos levar isso para a sala de aula e também trazê-los para a vivência, trazendo-os para o campus e promovendo visitas técnicas”.

O bom desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também motivou os professores a promoverem a visita: “A nossa escola tem um bom índice de alunos que conseguiram ser aprovados pelo ENEM, por isso nós priorizamos trazer os alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio, porque, no final do ano, muitos vão prestar o exame e, consequentemente, muitos vão passar”, comenta a Profa. Adriana de Sousa.

A aluna Brena Kelly, da EEEP Flávio Gomes Granjeiro, avalia a visita como positiva: “O evento está abrangendo todas as áreas, tem até áreas que eu achava que não existiam”. Colega de turma, Raíssa Clébia acrescenta: “É muito importante para diminuir as barreiras entre ensino médio e universidade”. A estudante também conta que a distância entre o município de Paraipaba e Fortaleza não será empecilho para realizar a graduação na UFC: “Pretendo me mudar para a casa de uma tia que mora aqui e ir visitar meus pais aos finais de semana”.

GRADUAÇÕES A DISTÂNCIA – A UFC procura expandir o corpo discente através da expansão e criação de campi em outros municípios do estado (Sobral, Quixadá, Crateús e Russas), além de manter o Instituto UFC Virtual, que oferta nove cursos de graduação a distância em diversos pólos de ensino espalhados pelo interior.

As licenciaturas predominam entre os cursos a distância ofertados pelo Instituto UFC Virtual, mas há também cursos na modalidade bacharelado: Administração e Administração Pública. Além de permitir ao aluno fazer a graduação sem precisar deslocar-se até a capital, a graduação semipresencial também facilita a formação de pessoas que precisam conciliar os estudos com o trabalho. Todas as informações sobre o Instituto estão no site www.virtual.ufc.br.

Feira é evento consolidado no calendário da UFC, diz Reitor

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: 85 3366 9219