Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Feira das Profissões da UFC teve participação de mais de 20 mil estudantes de 38 municípios do Ceará

Data da publicação: 24 de setembro de 2024 Categoria: Notícias de 2024 Tags:

Após quatro dias de intenso movimento, com a participação de mais de 20 mil estudantes de escolas de Fortaleza e de outros 37 municípios cearenses, a Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará foi encerrada na última sexta-feira (20), no Campus do Pici. Cerca de mil estudantes de graduação da UFC apresentaram, nos 73 estandes e no palco de apresentações artísticas, mais do que dados dos seus cursos, mas a própria experiência de estudar na UFC.

“Por meio de um trabalho articulado com as coordenações, os estudantes das graduações foram o coração do evento, com apresentações interativas dos cursos, com modelos, simuladores, amostras, imagens e até jogos. Tudo para encantar os estudantes que chegavam ao evento buscando informações para uma boa escolha profissional”, destacou o pró-reitor-adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes de Oliveira.

Fotografia de grupo de estudantes do ensino médio em visita à Feira das Profissões da UFC

Mais de 20 mil estudantes de escolas públicas e particulares de Fortaleza e de outros 37 municípios cearenses visitaram a Feira das Profissões (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Estudantes de ensino médio de 214 escolas (164 públicas e 50 particulares) puderam vivenciar uma “experiência UFC”, em uma programação variada, com 28 apresentações culturais de 211 artistas no palco principal, entre estudantes e servidores, 5 exposições da Seara da Ciência, 32 atividades na “Tenda das Vivências” e 30 ações de extensão. Na Sala do Futuro, foram realizadas quatro aulas preparatórias para o ENEM e palestras que auxiliaram os estudantes sobre os perfis profissionais do futuro, com apoio do Observatório da Indústria (FIEC/CE)o autoconhecimento para escolha profissional e a preparação para entrevistas de estágio/emprego, realizadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE).

Confira as fotos do evento no Flickr da UFC

O Prof. Davi Romero, pró-reitor de Graduação, explicou que “os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de conversar sobre as diversas modalidades de bolsas e auxílios que estão disponíveis na UFC, visando a permanência e o acolhimento dos nossos estudantes. Viram também como é possível fazer internacionalização”. Ele destacou o sucesso da Feira, que envolveu na realização os alunos da graduação, servidores técnico-administrativos, professores, coordenadores e uma equipe de apoio. “Fica um sentimento de que na próxima Feira, ou seja, no próximo ano, a gente tenha esse mesmo sucesso que tivemos”, ressaltou.

Fotografia de estudantes do ensino médio em estande da Feira das Profissões da UFC

Estudantes de 214 escolas de ensino médio puderam conferir mais de 30 ações de extensão da UFC (Foto: Guilherme Silva/UFC)

Já de acordo com Norton Falcão, secretário-adjunto de Comunicação e Marketing da UFC, neste ano foi pensado um novo formato para a Feira, capaz de apresentar todos os cursos de graduação ao mesmo tempo, além das outras estruturas, serviços da Universidade e benefícios, como as ações de extensão, os intercâmbios, os cursos de línguas, a comunicação, projetos de inovação e empreendedorismo e os auxílios disponíveis. “A gente considera que foi uma entrega que vai engrandecer muito a marca da Universidade, pois teve uma repercussão muito positiva na sociedade. A gente conseguiu encantar os alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas, que serão nossos próximos alunos”, comemorou.

Acesse a Revista das Profissões

Fonte: Comissão Organizadora da Feira das Profissões – e-mail: feiradasprofissoes@ufc.br