Gestores de graduação recebem orientações e tiram dúvidas sobre avaliações do MEC

Data de publicação: 4 de setembro de 2023. Categoria: Notícias
Reunião de coordenadores na Sala de Seminários da Prograd

Na UFC, 21 cursos, entre presenciais e semipresenciais, devem receber visita do MEC nos próximos meses (Foto: Gutierrez Reges/UFC)

Coordenadores, vice-coordenadores e secretários de cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará participaram na manhã da última sexta-feira (1º) do II Encontro Avaliações Externas UFC. A reunião foi promovida pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), na Sala de Seminários da Pró-Reitoria de Graduação.

Coordenadores de Programas Acadêmicos e diretores de Unidades Acadêmicas também estiveram presentes ao encontro, que teve como intuito prestar informações e tirar dúvidas sobre a avaliação externa virtual in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação é uma etapa necessária para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimentos dos cursos de graduação no país.

Na UFC, 16 cursos presenciais têm expectativa de receber visitas das comissões de avaliação do MEC nos semestres 2023.2 e 2024.1, em Fortaleza e Itapajé. Além destes, cinco graduações semipresenciais também devem ser avaliadas.

Corpo docente e discente do curso de Letras-Alemão da UFC

A licenciatura em Letras-Alemão foi um dos cursos da UFC recentemente avaliados com nota 5 (Foto: Divulgação)

Este ano dez cursos já receberam visitas virtuais in loco, sendo nove deles avaliados pelo MEC com nota 5 (máxima) e um com nota 4 (também de excelência). Os mais recentes, já neste semestre, foram os cursos de Letras-Alemão, em Fortaleza, e de Engenharia Ambiental e Sanitária, em Crateús, ambos com nota 5.

“Existe, no portal do INEP,  um Guia de Boas Práticas de Avaliação Externa Virtual in loco”, destacou o Prof. Hermógenes Oliveira, pró-reitor adjunto de Graduação, no exercício da pró-reitoria, ao parabenizar o trabalho de orientação da COPAV. Responsável pela abertura do evento, ele disse ainda que as gestões de curso terão fácil acesso à PROGRAD: “Gostaria de dar as boas-vindas a todos vocês. Que este seja um caminho frequente e que vocês sempre se sintam à vontade para contar conosco para o que precisarem”.

A Coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas, Profª Maria Isabel Ciasca, frisou que momentos como este são importantes para troca de informações: “Muitas vezes num lugar a solução já foi alcançada, e em outro ainda não, e de repente pode nos inspirar. Então vamos mostrar o que nós temos de melhor e procurar corrigir aquilo que não temos ainda”.

Marcizo Veimar e Michelly Linhares, servidores técnico-administrativos da COPAV, fizeram uma apresentação explicando o processo de avaliação, desde a legislação que a regulamenta até os aspectos técnicos da visita e os critérios do relatório elaborado pelo MEC. Segundo Marcizo Veimar, para entender a lógica da avaliação, é preciso conhecer bem o Instrumento de Avaliação (IACG) e dele se apropriar. O IACG se detém sobre três eixos: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

O diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Felipe Ferreira da Silva, contribuiu com orientações acerca do Relatório de Adequação das Bibliografias Básica e Complementar. Além disso, deu mais informações sobre a plataforma Minha Biblioteca, com aproximadamente 13 mil títulos abertos à comunidade acadêmica, atualização automática e acesso offline por aplicativo móvel.

No Centro de Ciências, há previsão para que sete cursos recebam visitas do MEC até o próximo ano. Coordenadora de Programas Acadêmicos da unidade, Profª Cristina Paiva da Silveira Carvalho, avalia a reunião como enriquecedora e esclarecedora. “Todas as informações foram muito pertinentes e já iremos agendar reuniões com todos esses cursos”.

Prof. Hermógenes Oliveira e Profa. Maria Isabel Ciasca

Profª Maria Isabel Ciasca: “Muitas vezes num lugar a solução já foi alcançada, e em outro ainda não, e de repente pode nos inspirar” (Foto: Gutierrez Reges/UFC)

Para a Profª Maria Isabel Ciasca, o trabalho tem como propósito o conhecimento da situação para a tomada de decisões adequadas: “é uma forma de nos integrarmos e de enxergar o que nós somos, como nós somos e como nós estamos, para que possamos melhorar, essa é realmente a grande missão da avaliação”.

ITAPAJÉ – Nesta quarta-feira (6), o diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da COPAV, Marcizo Veimar, se reunirá com as coordenações dos três cursos de graduação de Itapajé, a partir das 9h30min, em local a ser definido, no próprio campus.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br