Inscrições abertas para cursos de formação

Data de publicação: 8 de setembro de 2016. Categoria: Notícias

A CASa, programa de formação docente da UFC, está com inscrições abertas para três cursos. Professores em estágio probatório poderão validar carga horária.

A Faculdade de Educação (Faced) da UFC, em parceria com a Universidade de Lisboa, realizará o curso “Introdução ao pensamento de João dos Santos: estudo sobre a pedagogia terapêutica”, sob a coordenação das professoras Patrícia Holanda e Francisca Geny Lustosa. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de setembro.

O curso promove ações formativas voltadas para qualificação de profissionais e alunos da graduação e pós-graduação das áreas de educação e saúde do Brasil, Portugal e Angola, para um melhor atendimento à infância em seu processo cognitivo-afetivo e social de escolarização, a fim de favorecer a inclusão de crianças no sistema escolar e meio social.

Com carga de 160 horas, o curso acontecerá à distância, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle/UFC) e da realização de acompanhamentos e encontros presenciais, sob a responsabilidade dos colaboradores de Portugal e Angola.

Será ofertada também mais uma turma do curso de “Didática no Ensino Superior”, que está com inscrições abertas até o dia 17 de setembro. As aulas serão ministradas pela Profª Bernadete Porto, da Faced/UFC. Com carga horária de 20 horas, o curso será realizado nos dias 22 de setembro, 27 de outubro, 8 e 15 de dezembro, das 14h às 18h. As aulas acontecerão na sala de videoconferência da Faced, no Campus Benfica, em Fortaleza.

Estão reservadas também as salas de videoconferência nos campi de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, onde as aulas serão transmitidas ao vivo. É importante que os professores da UFC no interior também façam inscrição, pois o número máximo de vagas está atrelado à capacidade física das salas de videoconferência.

Já a nova turma da Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC) tem inscrições abertas até 19 de setembro. Promovida pela CASa, em parceria com o Instituto UFC Virtual, a formação tem como objetivo acompanhar os docentes da UFC no processo de compreensão e utilização das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) na prática pedagógica em parceria com alunos da graduação.

Sob a coordenação dos professores do Instituto UFC Virtual, Robson Loureiro e Luciana de Lima, a formação terá duração de 3 meses (64 horas/aula).

Para efetuar a inscrição, serão necessárias informações cadastrais do professor, a indicação de um nome de estudante da graduação da UFC, escolhido pelo docente para acompanhá-lo no curso, seu respectivo endereço de e-mail e CPF. É importante frisar que o estudante deve ter conhecimento de uso das redes sociais e ferramentas da internet. Para o segundo semestre de 2016 estão disponíveis cem vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. As aulas têm início previsto para 4 de outubro.

CASA – A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Siginificativa (CASa) é o programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua agenda está em permanente construção, e outras atividades podem ser incluídas ao longo do mês. Para se manter informado, conferir a programação completa em detalhes e se inscrever, basta acessar o site da CASa.

Fonte: Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) – fone: 85 3366 9218